Reunião em Brasília garante 500 leitos, pronto-socorro regional e ambulatórios para o futuro hospital da UFPel

Indefinições que rondavam o futuro Hospital-Escola da UFPel se dissolveram após visita de comitiva da Universidade à presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), na última quinta-feira (9), em Brasília. O novo hospital, que será erguido nos fundos da Faculdade de Medicina, em frente à Rodoviária de Pelotas, terá 500 leitos, um pronto-socorro de âmbito regional e ambulatórios.

Os 22 municípios de abrangência da Coordenadoria Regional da Saúde serão atendidos pelo estabelecimento, compreendendo uma população de dois milhões de pessoas. O quadro do hospital será formado por dois mil servidores.

Conforme o reitor Mauro Del Pino, a capacidade do novo HE foi definida em função de indicador que leva em conta a proporção de cinco leitos para cada aluno ingressante no curso de Medicina. “Este cálculo nos garantiu os 500 leitos”, comemorou o reitor. No encontro, segundo Mauro Del Pino, UFPel e Ebserh deixaram clara a intenção de que o Hospital tenha um pronto socorro regional e ambulatórios.

Quanto aos recursos para a obra, a UFPel já tem garantidos R$ 10 milhões e irá recuperar valores na ordem de  R$ 20 milhões, que foram devolvidos para a União em 2012.

_reuniao.jpg Durante o encontro com o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, a comitiva da UFPel tratou sobre a entrada da Universidade no cronograma de realização do diagnóstico situacional do Hospital-Escola, sobre a elaboração da proposta de novos serviços e ainda sobre a contratualização com a Empresa. Participaram da reunião, além do reitor, a diretora do HE, Julieta Fripp, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luís Osório Rocha dos Santos, e o pró-reitor de Gestão de Recursos Humanos, Sérgio Christino.

Projetos
dscn2094.jpg Dando sequência à visita de grupo de diretores do MEC à UFPel em abril, a comitiva da Universidade manteve reunião no Ministério, também na quinta-feira, com o secretário executivo José Henrique Paim Fernandes, com a diretora técnica Adriana Weska e com o sub-secretário de Assuntos Administrativos do MEC, Antônio Leonel Cunha. Na oportunidade, o MEC reconheceu a qualidade dos planos de trabalho apresentados pela UFPel, os esforços da gestão para resolver os problemas e a situação peculiar em que se encontra a Instituição.

Durante a audiência, a UFPel entregou dez projetos de novas obras e reformas, que incluem o bloco B do Campus Porto, antigo Anglo, bibliotecas e laboratórios. O conjunto compreendeu projetos que estão em condições de execução.

“Neste encontro, recebemos sinal verde do MEC para desenvolver novos projetos em áreas estratégicas, visando o atendimento de demandas significativas, como de moradia estudantil, restaurantes universitários, salas de aula e laboratórios. Estamos acelerando projetos para reestruturar a UFPel”, disse Mauro Del Pino.

Rapidez
Uma nova forma de licitação será adota pela UFPel, mas rápida e que antecipa etapas de contratação de obras, o que resulta em menos tempo gasto neste processo. Trata-se do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que já poderá ser adotado pela UFPel em obras como de aulários e da Casa do Estudante.

dscn2175.jpg O assunto foi tratado durante encontro do grupo da UFPel com o sub-secretário de Assuntos Administrativos do MEC e com a assessora do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) Mônica Gotti. Presente no encontro o deputado federal Fernando Marroni. Nesta oportunidade, a UFPel recebeu a doação de uma ambulância e três veículos para o HE.

Pessoal
Na reunião com a coordenadora geral de Gestão de Pessoas de MEC, Dulce Tristão, a Universidade apresentou demandas na área de pessoal, de contratação de mais técnico-administrativos e docentes. A informação dada pela coordenadora deu conta que novas contratações serão possíveis somente em 2014, pois os recursos do Ministério em 2013 estão direcionados para o cumprimento dos acordos dos planos de carreira.

Bolsas
dscn2132.jpg O reitor Mauro Del Pino participou na capital federal do lançamento do Plano Nacional de Bolsas Permanência, ato que teve a presença do ministro Aloísio Mercadante. A UFPel participará deste Programa de Bolsas.

Publicado em 13/05/2013, na categoria Notícias.