Início do conteúdo

Núcleo de Teatro faz temporada em maio do experimento Alívio Imediato

alivio-imediato-temporada-2013.jpg O experimento poético “Alívio Imediato” do Núcleo de Teatro Universitário da UFPel foi criado a partir de uma pesquisa intitulada “O Trabalho do Ator com Síndrome de Asperger”, desenvolvida pelo graduando em Teatro Carlos Eduardo Pérola, sob a orientação do professor Adriano Moraes.

Carlos é o único ator em cena. O experimento acontece numa casa – a sede do Núcleo de Teatro – e, ao longo da apresentação, o público se vê conduzido pelo ator através de diferentes cômodos transformados em cenários, onde as cenas acontecem.

Alívio Imediato pode ser visto como uma grande brincadeira onde o ator se diverte ao pronunciar cada palavra, ao emitir cada som, ao realizar cada gesto, cada movimento, não se importando com o significado do que se está sendo dito e nem mesmo com o uso de uma língua específica. Desse modo, ou seja, divertindo-se de maneira sincera diante dos espectadores, o ator possibilita que os mesmo se divirtam também. O público, assim, participa também da brincadeira, “aliviando-se” junto com o ator.

O título Alívio Imediato faz referência ao sentimento de “alívio” que o Teatro proporciona ao ator portador da Síndrome de Asperger. Tal síndrome faz com que o indivíduo tenha dificuldade para se comunicar e interagir com as pessoas no dia a dia. No teatro, porém, essas dificuldades são amenizadas. O fato de o Teatro acontecer numa dimensão diversa à da “vida real” permite ao indivíduo realizar no Teatro coisas que geralmente lhe são difíceis de realizar fora dele.

A dramaturgia do experimento é de Adriano Moraes; direção de Adriano Moraes e Elias Pintanel; cenários e figurinos de Marcelo Silva.

Alívio Imediato estreou em outubro de 2012 e desde então já foi visto por cerca de 80 espectadores ao longo de sete apresentações. Cada sessão do experimento poético pode ser vista por 10 espectadores.

Informações e reservas: ufpel.teatro@gmail.com.

Publicado em 01/05/2013, na categoria Notícias.