Secretário Nacional de Atenção à Saúde visita o Hospital Escola

_reuniao.jpg O Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães Júnior, participou do lançamento oficial da Rede de Atenção à Urgência e Emergência, no salão nobre da Prefeitura de Pelotas, com participação do reitor da UFPel, Mauro Del Pino na mesa de abertura. Após a cerimônia, o Secretário foi convidado para conhecer as instalações e projetos do Hospital Escola da UFPel.

Primeiramente, a Diretora Geral do HE Julieta Carriconde Fripp e a Coord. de Gestão Participativa do HE, Isabel Arrieira, apresentaram as instalações do programa Melhor em Casa, que foi o primeiro componente de urgência e emergência contratualizado implantado no município. Além do Secretário Helvécio, estiveram presentes o Deputado Federal Fernando Marroni, a Deputada Estadual Miriam Marroni, o Coordenador do Depto. de Medicina Social Luiz Augusto Facchini, a Secretária de Saúde Arita Bergmann e a Superintendente de Gestão Ambulatorial Hospitalar, Beatriz Garcia.

Em seguida, o grupo seguiu para uma reunião nas dependências da Direção do Hospital Escola, onde a Dra. Julieta explicou o perfil e a vocação do HE, ressaltando que a gestão está alinhada com as políticas de redes e linhas de cuidado preconizadas pelo Ministério da Saúde, como Rede Cegonha, Rede Urgência e Emergência (cuidados prolongados) e atenção integral ao paciente oncológico. A Diretora apresentou o projeto do novo Hospital Escola, que contempla serviço de urgência e emergência, o projeto do Centro Regional de Cuidados Paliativos (Hospice) e o plano de expansão do serviço de Radioterapia, previsto para receber um Bunker e um aparelho de acelerador linear. A visita encerrou na Faculdade de Medicina, onde Helvécio Magalhães Júnior foi recebido por funcionários da Radioterapia, que apresentaram as dependências e o funcionamento do serviço.

O Secretário ficou satisfeito com as políticas de saúde adotadas pelo Hospital Escola e se comprometeu em colaborar com os projetos apresentados. A visita ocorreu no último dia 18.

Publicado em 25/04/2013, na categoria Notícias.