Solenidade no CIM marca o início do 4º Workshop Alfa Gaviota

24.jpg Ocorreu na noite desta quarta-feira, no Centro de Integração do Mercosul (CIM), o ato inaugural do 4º Workshop promovido pela rede ALFA GAVIOTA, programado para o período de 16 a 19 de abril e com programação itinerante, dividida entre Pelotas, Porto Alegre e São Leopoldo. A UFPel, juntamente com a Unisinos, UFRGS e IFSul, é uma das anfitriãs do evento.

34.jpg A mesa de abertura da solenidade contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Denise Gigante, representando o reitor Mauro Del Pino, do coordenador da rede Alfa Gaviota, Alfredo Pina, da secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade de Pelotas, Josiane Almeida, do diretor de Ensino do IFSul, João Francisco de Castro Collares, do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pelotas, Valter Poetsch, da representante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, Nirce Saffer Medvedovski, e da responsável pelo projeto Alfa Gaviota na UFPel, Adriane Borda.

Abrindo a solenidade, a professora Adriane Borda falou sobre a importância da UFPel sediar o evento e sobre a programação, agradecendo a todos que contribuíram na organização. “A UFPel começou a atuar na área de Gráfica Digital com a criação da Especialização em Desenho em 1999, desde então vem crescendo e construindo parcerias com outras instituições”, disse.

Em sua fala, Alfredo Pina, destacou as propostas da rede Alfa Gaviota, como a criação de um laboratório em cada instituição participante, a troca de conhecimento com a sociedade através dos Workshops e a conversão de todas as experiências adquiridas em conhecimento para as universidades.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação encerrou a solenidade falando sobre a importância da internacionalização da Universidade para o crescimento da Pesquisa e Pós-Graduação. “É importante a presença de representantes de vários países para que possamos avançar em qualidade no âmbito da Pesquisa e Pós-Graduação”, finalizou.

11.jpg Na sequência, ocorreu uma conferência com o diretor do Grupo de Informática Gráfica Avanzada (GIGA) da Universidad de Zaragoza, Paco Serón, com a temática “Problemas, Mitomanias y Cisnes Negros”.

WorkShop
O workshop dá continuidade ao propósito de socialização dos avanços obtidos por doze instituições participantes, garantindo um processo de autocrítica e apoio mútuo entre as mesmas.

São parceiros da iniciativa: Hochschule für angewandte Wissenschaften Würzburg-Schweinfurt, Würzburg/Alemanha; Universidad de Zaragoza, Espanha; Universidad Publica de Navarra, Pamplona/Espanha; Universidad de Belgrano, Buenos Aires/Argentina; Universidad Nacional de San Luís, Argentina; Universidade Privada de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia; Universidad del Bio-Bio, Concepción/Chile; Universidade Tecnológica de Honduras, San Pedro Sula/Honduras; e Universidad de la República, Montevidéu/Uruguai.

Confira a programação e o material de divulgação do evento:

alfa_folder_completo1.pdf

programacao-alfa-gaviota11.pdf

Publicado em 17/04/2013, na categoria Notícias.