Seminário apresenta relatos sobre o Projeto Rondon

rondon.jpg rondon1.jpg Aconteceu na tarde da última quinta-feira, 28 de fevereiro, no Auditório do Centro de Integração do Mercosul, o Seminário Rondon, oportunidade em que foram apresentados os relatos de experiências dos participantes da Operação Canudos, realizada no mês de janeiro, em Santa Filomena (Pernambuco). A atividade contou com a participação de rondonistas da UFPel, IFSUL de Minas Gerais-campus Machado e dos coordenadores responsáveis, professor Paulo Gaiger (UFPel) e professor Leonardo Rubim Reis (IFSUL-MG).

Na abertura do evento, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, professor Antônio Cruz, recebeu das mãos do professor Paulo Gaiger os troféus referentes à participação dos alunos da UFPel nas operações do projeto Rondon desenvolvidas em julho de 2012 e janeiro de 2013.  Logo após o público acompanhou o relato dos coordenadores.

Segundo o coordenador da UFPel, um dos principais objetivos do seminário é incentivar outros alunos da Universidade a participarem do projeto. Sobre o perfil do rondonista ele salientou que o aluno deve estar atento as políticas sociais, culturais do país e sobre a situação mundial, inclusive, pois deve estar consciente que sua opinião e seu trabalho terão uma enorme responsabilidade social diante dessas comunidades.

Gaiger ainda destacou o sucesso da parceria entre a UFPel e o IFSul de Minas, que de acordo com ele é um fenômeno que deveria ser buscado por outras instituições.

Em sua explanação o professor do IFSul (MG), disse que a instituição de Minas Gerais tem aproximadamente três anos de existência e conta com um grupo pequeno, mas apesar disso conseguiu participar de todos os projetos que se inscreveu nesse curto período, e espera que novos professores possam aderir à participação no projeto.

Além das falas dos professores responsáveis os alunos também relataram suas experiências. Segundo o relato de uma estudante, a participação no projeto trouxe grandes transformações.  “Participar do projeto traz uma nova experiência de vida e abre a mente doa alunos. Voltamos com outra cabeça”, afirmou.

O Que é Projeto Rondon?
É um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.   Coordenado pelo ministério da defesa, tem o apoio das forças armadas, governos estaduais, prefeituras municipais e empresas.

Publicado em 04/03/2013, na categoria Notícias.