PRPPG divulga Comitê de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

Após receber indicações da comunidade da UFPel, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) definiu a composição do Comitê Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. No total, foram enviadas 78 indicações de coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu ou líderes de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.

Esta foi a primeira vez em que um processo amplamente participativo foi utilizado para a definição deste Comitê e a participação expressiva da comunidade da UFPel demonstra o apoio a este tipo de iniciativa e o desejo de contribuir para definir os rumos da instituição.

A nova composição do Comitê, com as áreas representadas, ficou definida como segue:

Luciano Agostini – Coordenador de Pesquisa da PRPPG (Coordenador do Comitê)

Mário Canever – Coordenador de Inovação Tecnológica da PRPPG (Vice Coordenador do Comitê)

Adriane Hernandez – Artes

Airton José Rombaldi – Ciências da Saúde

Fábio Cerqueira – Ciências Humanas

Gelson Perin – Ciências Exatas e da Terra

Giovana Gonçalves – Linguística e Letras

Leomar da Rosa Junior – Engenharias

Lucielli Savegnago – Ciências Biológicas

Rogério de Sousa – Ciências Agrárias

Sergio Cava – Inovação Tecnológica

Silviana Lúcia Henkes – Ciências Sociais Aplicadas

Com esta composição, foi garantido o equilíbrio entre os critérios previstos pelo Edital, quais sejam: (a) maioria de pesquisadores com bolsa de PQ ou DT do CNPq, (b) a presença de pelo menos um representante de cada grande área de pesquisa do CNPq; (c) a presença de pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação com diferentes níveis de avaliações da CAPES e (c) a presença de pelo menos um pesquisador não vinculado a programa de pós-graduação.

Dos pesquisadores listados, seis possuem bolsa PQ, um possui bolsa DT e cinco não possuem bolsa PQ ou DT. Três pesquisadores fazem parte de PPGs com conceito CAPES igual ou superior a quatro, oito fazem parte de PPGs com conceito igual a três e um não faz parte de programa stricto sensu.

Também é importante salientar que dois nomes da atual composição faziam parte do Comitê anterior, garantindo que a memória das decisões e dos processos não fosse perdida. Por fim, alguns dos nomes listados estão envolvidos diretamente com a inovação tecnológica, valorizando esta área neste Comitê, uma vez que a PRPPG recebe cotas de bolsas direcionadas especificamente para esta área.

Mesmo sem ser uma exigência do Edital, os nomes mais indicados em cada área de atuação foram todos incluídos na composição final do Comitê.

A PRPPG agradece à comunidade da UFPel pelo apoio e participação no processo proposto e, especialmente, agradecer aos pesquisadores que foram escolhidos, por estarem disponíveis para ajudar a Pró-Reitoria nesta importante ação relacionada à distribuição de bolsas de iniciação científica e tecnológica na Universidade.

A tabela com dados completos, incluindo o nome de todos os indicados, o número de indicações, a pontuação do Lattes, se é bolsista PQ ou DT, se é docente de PPG stricto sensu e de qual nível, se já fez parte do Comitê em anos anteriores e a área de atuação pode ser encontrada no link  classificacao.pdf.

Publicado em 25/02/2013, na categoria Notícias.