Grupo visita UTI Neonatal da Ulbra

Alunos do sétimo semestre do curso de Enfermagem e membros da equipe de enfermagem do HE/UFPel Vânia Greice Schultz, Dilson Tailor Borges e Maicon da Costa Lopes visitaram, na última sexta-feira (8), a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital da ULBRA. Organizada pela professora Ana Cláudia Vieira – Doutora em Saúde da Criança) a visita teve o objetivo conhecer uma UTI que adota a política do Método Canguru -Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso – importante iniciativa do Ministério da Saúde, lançada pela Portaria nº 693 de 5/7/2000. Trata-se de uma UTI Neonatal considerada modelo no país segundo avaliação do MS.

A preocupação com o ambiente, a diminuição dos ruídos, luzes, manuseio mínimo dos recém-nascidos, a participação ativa dos pais junto à equipe, o uso de tecnologia adequada, cuidados de contenção postural e qualificação da equipe de saúde são a tônica dos cuidados dispensados aos recém-nascidos. Além disso, a UTI dispõe de excelente área física e um trabalho cooperativo da equipe multidisciplinar coordenada pelos médicos Paulo Nader e Silvana Nader. A equipe da UFPel foi recebida pela enfermeira Júlia Nogueira, ex-aluna do curso de graduação de enfermagem da UFPel.

Publicado em 15/02/2013, na categoria Notícias.