Coordenação presta esclarecimentos sobre funcionamento das bibliotecas setoriais
A Coordenação de Bibliotecas está prestando esclarecimentos sobre o funcionamento das oito Bibliotecas Setoriais da Instituição, especialmente no que diz respeito à redução do horário de funcionamento.
O quadro encontrado nas bibliotecas pela nova gestão, ao assumir a administração da UFPel, foi o da presença de graves problemas em todas as unidades. São inúmeras as dificuldades, como a falta de livros, acervos desatualizados, a falta de espaço físico e a carência de servidores, entre tantas outras.
No que tange especialmente ao número reduzido de servidores, a Coordenação de Bibliotecas foi obrigada a reduzir o horário de atendimento das Bibliotecas Setoriais, o que poderá acarretar prejuízos à comunidade acadêmica. A Coordenação de Bibliotecas tem claro este problema.
O agravamento da situação tem origem também em dezembro de 2012, ainda na gestão anterior, quando funcionários da Fundação de Apoio Universitário, que prestavam serviço nas Bibliotecas, aceitaram o aviso prévio.
As Bibliotecas do Campus Porto e de Ciências Sociais são as únicas que ainda mantêm o horário de funcionamento normal, das 8h às 20h e das 8h às 22h, respectivamente. Entretanto, considerando o déficit de pessoal, seus horários de atendimento deverão também ser reduzidos. Já as demais bibliotecas, como as do Campus Capão do Leão, Odontologia, Direito, Medicina e de Educação Física, já estão com horários reduzidos.
Conforme a Coordenação de Bibliotecas, não há condições de atender o público nos três turnos de funcionamento da UFPel apenas com o quadro de servidores disponível atualmente. O problema se agrava na medida em que não há previsão de novas vagas.
“Reiteramos, aqui, a consciência da imperiosa necessidade de que as Bibliotecas voltem, o mais rapidamente possível, a atender plenamente seus usuários, da mesma forma que ressaltamos a preocupação da atual gestão com a busca por uma solução para este problema”, afirma a coordenadora de Bibliotecas, Daiane Schramm.
Ela afirma que a Administração Central está trabalhando arduamente na busca de soluções para esta situação. “Nosso compromisso é o de oferecer serviços de informação que atendam às expectativas e necessidades dos usuários”, completou.