Início do conteúdo

UFPel poderá concorrer com nove subprojetos no CT-INFRA 2013

A FINEP acaba de lançar o Edital CT-INFRA 2013 (http://download.finep.gov.br/chamadas/ct_infra/editais/EDITAL_CTINFRA2013.pdf). Nesta edição, a UFPel pode concorrer com até nove subprojetos, em um total de até R$ 18.000.000,00, pois conta com mais de 800 professores doutores em seu quadro permanente.

Segundo o Edital, “deverão ser priorizados investimentos que contribuam para o desenvolvimento local, para a distribuição territorial mais equânime das unidades de pesquisa e para a mitigação de assimetrias regionais”.

Reforçando o que está claramente definido no Edital e considerando a visão inclusiva de universidade que permeia toda a atual gestão, na edição deste ano do CT-INFRA a UFPel irá exigir que alguns princípios básicos estejam contemplados nos subprojetos que serão encaminhados à FINEP. Estes princípios foram discutidos e definidos contando com a participação do Gabinete do Reitor, do Gabinete do Vice-Reitor, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento. Em ordem de prioridade, estes princípios são:

1. Priorizar subprojetos institucionais definidos pela administração central, que resolvam problemas globais para a pesquisa na UFPel.

2. Priorizar subprojetos cuja temática e grupo de pesquisadores nunca tenham sido apoiados em editais CT-INFRA anteriores.

3. Priorizar subprojetos já contemplados em edições anteriores do CT-INFRA, mas que prevejam o investimento mínimo de 30% do orçamento total do subprojeto em infraestrutura de grupos de pesquisadores e/ou programas de pós-graduação que nunca foram contemplados em editais CT-INFRA anteriores.

A data limite para envio do projeto da UFPel para a FINEP é 16 de maio. Até lá, os subprojetos da UFPel deverão estar aprovados na PRPPG e com toda a documentação organizada. Dada a complexidade para a elaboração de projetos para o CT-INFRA, é importante que os grupos interessados na elaboração de subprojetos amadureçam as discussões sobre o assunto, já iniciando a construção de suas propostas. Neste período de construção de subprojetos a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, com o apoio do Gabinete do Reitor e do Gabinete do Vice-Reitor, farão o possível para dar suporte na elaboração de propostas para os grupos interessados.

É importante destacar que em função da possível perda de recursos de edições anteriores do CT-INFRA, por conta do baixo “desempenho da Instituição na execução dos projetos apoiados anteriormente no âmbito das Chamadas do Fundo CT-INFRA”, é possível que seja gerado um impacto negativo na avaliação pela FINEP dos novos subprojetos submetidos pela UFPel. Em breve a PRPPG estará divulgando um relato mais detalhado sobre esta questão. De todo modo, está sendo realizado um esforço na PRPPG e na PRPD para evitar maiores danos para a instituição em função destes problemas.

Nos próximos dias serão divulgados mais detalhes sobre os encaminhamentos de subprojetos para avaliação da PRPPG, incluindo o calendário interno para submissão de subprojetos.

Publicado em 08/02/2013, na categoria Notícias.