Início do conteúdo

Especialização em Filosofia é reativada

Criado em 1997, o Curso de Pós-Graduação em Filosofia consolidou na UFPel, em nível de Especialização, os estudos na área de Filosofia Moral e Política. O resultado dos esforços de um reduzido número de docentes foi a implementação, dez anos depois, do Mestrado em Ética e Filosofia Política. Foi no mesmo ano de 2007, que o Curso de Especialização teve de ser desativado, em decorrência de somente existirem 8 professores efetivos para dar conta da Graduação e do Mestrado em Filosofia.

Transcorridos seis anos e contando, atualmente, com um quadro 14 docentes efetivos, o Curso de Especialização em Filosofia será reativado na UFPel. Buscando abrir novas frentes de pesquisa e de possibilidades para os estudos em filosofia, a Especialização terá como fio-condutor Temas de Filosofia Contemporânea, concentrando estudos em Ontologia, Epistemologia, Filosofia Social, Filosofia da Mente, Filosofia da Linguagem e Estética.

O processo seletivo deverá ocorrer no final de março de 2013, sendo que a coordenação da especialização ainda aguarda a aprovação do Edital que conduzirá a seleção dos interessados.

Conforme o Regimento do Curso e a aprovação do Colegiado, o Curso de Especialização terá duração de três semestres, que abrangem a realização de 408h/a (ou seja, aproximadamente seis disciplinas) e a Elaboração de Monografia. A Especialização será realizada no turno da Manhã e serão oferecidas 20 vagas anuais, podendo participar do processo seletivo aqueles que possuem “Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de Curso ou Atestado de provável formando (estar cursando o último semestre do 3 grau).

A seleção tem como critérios uma prova escrita (eliminatória) e análise de currículos [Lattes]. Para aqueles que desde já estão interessados em estudar para a Seleção, os textos para a prova escrita são: FOUCAULT, M. “Prisão”. In: Vigiar e Punir; HEIDEGGER, M. “Carta sobre o Humanismo”. In: Marcas no Caminho; POPPER, K. “O balde e o Holofote: duas teorias do conhecimento”. In: Conhecimento Objetivo; SEARLE, J. Mente, linguagem e sociedade.

Para o primeiro semestre letivo serão oferecidas as seguintes disciplinas: “Que é o homem?”: uma aproximação darwiniana das faculdades que constituem a “mente” humana; Heidegger: o ser e o humano (conteúdos de ontologia e antropologia – Ser e tempo e Carta sobre o humanismo; Sobre um “terceiro” Wittegenstein: a possibilidade de um pragmatismo lógico. Já para o segundo semestre letivo, estão indicadas as seguintes disciplinas: Indústria Cultural e perda de si: entre Adorno e Foucault; Vida e morte depois da razão: perspectivas do existencialismo; A crítica de Boghossian ao relativismo.

Os interessados devem ficar atentos à divulgação do Edital, que deve ocorrer no final de fevereiro na página do Curso de Filosofia: http://isp.ufpel.edu.br/depfil/.

Publicado em 06/02/2013, na categoria Notícias.