Conselho Universitário volta a se reunir nesta quinta (7)

O Conselho Universitário (Consun) da UFPel volta a se reunir nesta quinta-feira (7), às 14h, em Sessão Especial, tendo como pauta a Alteração do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade, no que se refere aos integrantes do Conselho Universitário e à forma de convocaçäo para as sessöes ordinárias e extraordinárias. O local será o Lyceu, como ocorre sempre.

Relembre a última Sessão:

Na segunda sessão da quinta-feira passada, a pauta foi a recomposição do Conselho Universitário, que, por força de lei, deve ter em sua composição 70 por cento de docentes.

Após mais de três horas de debates, a proposta aprovada pelo plenário como solução para o problema, de alterar o Regimento Interno criando mais seis vagas docentes, quatro para coordenadores de cursos de graduação de áreas não contempladas agora e duas para coordenadores de cursos de pós-graduação, não pôde ser implantada.

Para alterar o Regimento, são precisos dois terços de votos do total do Conselho, o que equivale a 44 votos. Votaram favoráveis 38 conselheiros, nenhum contra e 11 abstiveram-se.

Com isso, o impasse com relação à formação do Consun prosseguiu. Nas reuniões da última quinta-feira, a composição legal de 70 por cento de docentes foi atendida devido à substituição temporária, nos cargos de alguns pró-reitores, de técnico-administrativos por professores.

Publicado em 05/02/2013, na categoria Notícias.