Secretaria da Saúde e Reitoria discutem o Sistema Municipal de Saúde

dsc07938.JPG Com o objetivo de articular novas estratégias e ações ligadas ao Sistema de Saúde de Pelotas, especialmente no que se refere à parceria entre a UFPel e a Prefeitura, estiveram em visita ao gabinete do reitor Mauro Del Pino na manhã desta segunda-feira(28), a secretária municipal de Saúde, Arita Bergmann, e seu assessor, José Drummond.

No encontro que serviu para saudar a nova administração da Universidade e que contou com a participação da nova diretora do Hospital Escola da UFPel, Julieta Carriconde Fripp, foram tratadas questões relativas à Rede de Atenção Básica à Saúde, gerenciamento de verbas e aspectos contratuais, e enfatizada a necessidade de pontuar quantitativos físicos e financeiros para uma oferta de serviços cada vez mais efetiva. Segundo a secretária de Saúde, é preciso desvincular do sistema de gestão plena os recursos da atenção básica à saúde.

Arita Bergmann salientou a importância da maior interlocução entre a área de Saúde Mental e os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS). Apesar de apresentar 400 consultas contratualizadas, esta área não está devidamente contemplada pelo sistema de regulação.

De sua parte, o reitor Mauro Del Pino disse que o compromisso de sua gestão com a assistência é muito forte e que pretende aperfeiçoar através do diálogo as relações da UFPel com o sistema de saúde municipal. Ele destacou que o Hospital Escola deve estar comprometido com o ensino, a pesquisa e a extensão.

Através do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), a Universidade deve buscar o preenchimento de vazios assistenciais e a ampliação das áreas de intervenção.

A secretária da Saúde disse que o salto assistencial da Zona Sul passa pela construção do novo Hospital Escola da UFPel, que deverá atender demandas existentes em todas as áreas. Nesse sentido, a diretora do HE, Julieta Fripp, destacou a necessidade de inclusão de ambulatório e estrutura de hemodiálise no projeto. Ela afirmou que a discussão sobre o bloco prioritário a ser construído deverá entrar em pauta. “Provavelmente venha a ser a retaguarda de leitos”, antecipou.

Um dos pontos mais importantes da reunião foi a conclamação de Arita Bergmann para que a UFPel coloque em execução um plano de inserção dos alunos das áreas da Saúde no Pronto Socorro Municipal (PS). Nesse sentido, um convênio deverá ser assinado nos próximos dias. A secretária observou que o PS está credenciado no Estado para atendimento de Urgência e Emergência, com plantões presenciais nas áreas de neurologia, vascular, buco-maxilo-facial e cirurgia.

A inserção acadêmica no atendimento do Pronto Socorro será a contrapartida à participação da Universidade no processo de custeio do sistema de saúde de Pelotas, atualmente fixado em R$ 300 mil/mês.

Publicado em 28/01/2013, na categoria Notícias.