Início do conteúdo

Mestrado em Computação apresenta dissertação

O Mestrado em Computação (PPGC) realiza, nesta terça-feira(29), às 10h30min, sessão pública de apresentação de dissertação da aluna Lidiane Visintin. A apresentação se dará no auditório do quarto andar, bloco B, campus Porto.

Título: Implicações Fuzzy Intuicionistas Intervalares Obtidas por Funções Duais e Agregadores Intervalares.

Banca:
Profa. Renata Hax Sander Reiser (orientadora).
Prof. Adenauer Correa Yamin (UFPEL).
Prof. Benjamín René Callejas Bedregal (UFRN).
Profa. Luciana Foss (UFPEL).

Resumo
O trabalho consiste num estudo teórico, no sentido estrito da logica fuzzy, fundamentado em conceitos de ambas abordagens, da lógica fuzzy intuicionista e da lógica intervalar. A lógica fuzzy intuicionista intervalar além de lidar com a indecisão natural inerente às variáveis linguísticas envolvidas desde a modelagem de sistemas computacionais, também colabora com duas outras importantes interpretações. Primeiramente, a interpretação obtida quando intervalos podem ser considerados como tipos particulares de conjuntos fuzzy, modelando a imprecisão de uma variável dependente do contexto computacional, dos cálculos e erros numéricos e referente às informações de vários especialistas quanto ao seu grau de pertinência.

E, a interpretação da indecisão quanto a relação de pertinência, quando o grau de pertinência não se restringe apenas ao complemento do correspondente grau de não pertinência da variável modelada. Consolida-se esta interpretação com o uso de operadores de agregação e dualidade, contemplando uma modelagem mais flexível para a verdade associada a cada variável. Como principal contribui, tem-se à introdução da classe de implicações fuzzy intuicionistas intervalares gerados por um conjunto finito de agregadores intervalares idempotentes e um par de funções intervalares duais, no caso uma implicação fuzzy intervalar e sua correspondente coimplicação fuzzy intervalar.

As subclasses de funções conjugadas obtidas por ação de automorfismos intuicionistas intervalares são consideradas. Um estudo das propriedades algébricas das implicações fuzzy extensíveis para a abordagem intuicionista intervalar é desenvolvido, incluindo uma análise de propriedades inerentes da abordagem intuicionista, como o índice fuzzy intuicionista intervalar.

Publicado em 28/01/2013, na categoria Notícias.