Pibid abre seleção para bolsistas de Geografia

O Programa de Iniciação à Docência (Pibid) está abrindo seleção para bolsistas de Geografia. Confira o teor do edital:

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Seleção de Bolsistas/Suplentes

De acordo com o Edital CAPES 11/2013, a Coordenação Institucional do PIBID, juntamente com a Coordenação da área de Geografia, no âmbito do Projeto Institucional de Iniciação à Docência- UFPel/5ª CRE/SME-Pel, abrem processo de seleção de BOLSISTAS/SUPLENTES para Alunos matriculados no Curso de Licenciatura presencial em Geografia.

2. PROCESSO DE INSCRIÇÃO

As inscrições para seleção de Bolsistas/Suplentes do Projeto Institucional de Iniciação à Docência- UFPel/5ª. CRE/SME-Pel estarão abertas no período de 21 a 23 de janeiro de 2013 das 14h e 30min. Ás 18h no LEES-Geo – Rua Coronel Alberto Rosa 154 – ICH/Departamento de Geografia. E no Sallis Goulart – Rua Félix da Cunha, 520 das 19h as 21h.

2.1 REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Os Alunos candidatos a bolsistas do Projeto devem atender aos seguintes requisitos:

a) ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;
b) estar regularmente matriculado em curso de licenciatura presencial em Geografia;
c) não ser formando no semestre 2013/2;
d) estar em dia com as obrigações eleitorais;
e) estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo ele seja aprovado;
f) dedicar 20 horas semanais, no período de vigência da bolsa, em horário compatível com o desenvolvimento das atividades do PIBID, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;
g) não receber outro tipo de auxílio financeiro na modalidade de bolsa, exceto bolsas de assistência estudantil;
h) apresentar carta de motivação, justificando seu interesse em atuar futuramente na educação básica pública.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO

– 1 foto 3×4
– xerox da carteira de identidade
– xerox do título eleitoral e comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais (ter votado na duas ultimas eleições);
– histórico escolar do curso de graduação até o presente semestre ou, para alunos de primeiro semestre, comprovante da nota do ENEM;
– carta de motivação;
– curriculum vitae documentado;
– ficha de inscrição a ser fornecida e preenchida no ato da inscrição.
– declaração de situação sócio-econômica.

Maiores informações poderão ser obtidas nos LEES-Geo com Everson e Miriam.

PROCESSO DE SELEÇÃO

A Seleção dos bolsistas para o Projeto Institucional Iniciação à Docência- UFPel/5ª. CRE/SME-Pel será realizada em duas etapas, sendo a primeira eliminatória e a segunda classificatória.

1ª. Etapa:

A divulgação da lista de inscrições homologadas ocorrerá no dia 24 de janeiro de 2013 no LEES-GEO e no Sallis Goulart, e os candidatos que tiverem a sua inscrição homologada deverão comparecer para entrevista no dia 25 de janeiro de 2013 no Sallis Goulart a partir das 14h.

2ª. Etapa:

A segunda etapa constará de avaliação do currículo, da carta de motivação, da ficha de inscrição, do histórico escolar (ou nota do ENEM) e de uma entrevista com os candidatos, no dia 25 de janeiro de 2013 no Sallis Goulart a partir das 14h.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Na 2ª etapa a seleção se fará com base nos seguintes critérios estabelecidos no Projeto:

– avaliação do histórico escolar (nota geral, número de reprovações, freqüência, rendimento escolar) ou a nota do ENEM, para alunos de 1 Semestre (40%);
– avaliação da carta de motivação (10%);
– de uma entrevista (20%)
– da identificação da situação sócio-econômica (10%)
– da análise do curriculum vitae, especificamente:
– da procedência (natureza do Ensino Médio freqüentado) (10%);
– das Atividades Complementares realizadas (10%)

VAGAS

O Projeto prevê 10 vagas para Bolsistas/Suplentes do Curso de Licenciatura em Geografia.

DIVULGAÇÃO DA SELEÇÃO

A relação dos alunos classificados, bem como a ordem de classificação com as suplências, ocorrerá no dia 28 de janeiro de 2013.

Publicado em 17/01/2013, na categoria Notícias.