Participação em semana acadêmica é a 1ª atividade do reitor Mauro Del Pino

mauro-sem.JPG A primeira atividade da gestão do novo reitor da UFPel, professor Mauro Augusto Burkert Del Pino, foi cumprida na manhã desta segunda-feira(14), ao integrar a mesa de abertura da 22ª Semana Acadêmica da Enfermagem, em solenidade realizada na Faculdade de Direito.

Também participaram do ato o prefeito municipal, Eduardo Leite, e os vereadores Vitor Paladini, Rafael Amaral e Antônio Peres, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Solare Roig, a pró-reitora de Assistência Estudantil, Rosane Brandão, e demais representantes da Faculdade de Enfermagem e do segmento discente.

mauro-so.jpg Em seu pronunciamento, Mauro Del Pino considerou uma feliz e significativa coincidência que o primeiro compromisso de sua agenda como reitor da UFPel tenha sido a participação em uma atividade científica, acadêmica e cultural promovida por estudantes.

“Essa é uma atividade do mais alto valor, por sua preocupação com a formação profissional e a qualificação curricular”, observou. Segundo ele, a formação acadêmica não deve se ater unicamente à programação do currículo proposto pelos colegiados de curso, mas a iniciativas que se somem ao objetivo de uma boa formação.

img_8768.JPG A opinião foi compartilhada pela diretora da Faculdade de Enfermagem, Luciane Kantorski, ao afirmar que o currículo deve ser construído por cada um dos estudantes, através do engajamento e da crítica. Ela destacou a relevância do papel da enfermagem no contexto e viabilização do Sistema Único de Saúde (SUS) e considerou positiva a participação, na mesa de abertura do evento, do prefeito e de membros do legislativo municipal.

img_8773.JPG “Na teoria, identificamos o SUS como um sistema bem arranjado. O problema está na gestão, para torná-lo eficiente na ponta. É importante que todos nos engajemos na busca desse diagnóstico”, afirmou o prefeito Eduardo Leite, em sua manifestação. Ele externou a intenção de estreitar laços no enfrentamento desse desafio.

img_8777.JPG De sua parte, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfatizou a importância do controle social e a importância dos parceiros do sistema de saúde. Ele conclamou a todos os agentes a participarem da Conferência Municipal de Saúde, encarregada da elaboração do plano de saúde para os próximos quatro anos.

A 22ª Semana Academica da Enfermagem, que se realiza até sexta-feira(18), tem como tema “O SUS e os diversos cenários: do paradigma à realidade. Confira a programação da Semana no arquivo programacao.doc.

Publicado em 14/01/2013, na categoria Notícias.