Comunicado sobre as VAGAS e COTAS para o SISU na UFPel

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vem a público esclarecer a comunidade universitária e a sociedade sobre a diferença observada na oferta de vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com relação às vagas para autodeclarados pardos, pretos e indígenas, cujo índice divulgado não corresponde ao que foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUN), em reunião ocorrida no dia 13 de novembro de 2012.

A razão para tal foi o fato de o sistema de ofertas do Sisu, operado via web, não permitir à Universidade mudar o valor da cota étnica, embora a UFPel tenha gestionado frente ao Sisu essa possibilidade. Este valor já estava previamente fixado, no momento do preenchimento das vagas, com o percentual determinado pelo IBGE para o Rio Grande do Sul, de 16,44%. O sistema permite, tão somente, a inclusão do percentual de cotas para alunos do ensino público, tendo sido mantido integralmente o valor aprovado pelo CONSUN, de 40%, para este primeiro ano da implantação das cotas.

No momento, o sistema encontra-se fechado e sem possibilidade de modificação dessa situação.

As possibilidades de implantação das cotas étnicas, no valor aprovado pelo CONSUN de 50%, ficam adiadas para a próxima oferta do Sisu, por meio de uma alternativa de ações afirmativas.

Publicado em 10/01/2013, na categoria Notícias.