Cristal poderá receber polo de educação a distância da UFPel

img_8889.jpg Em reunião, na tarde de segunda-feira(7), que contou com a presença de representantes da coordenação EAD da UFPel, das secretarias de Educação e Administração de Cristal e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), foi dado início às tratativas para o município de Cristal-RS receber um polo de educação a distância da Universidade Federal de Pelotas. A intenção do município de contar com uma unidade da UFPel, foi muito bem recebida pela Universidade.

Para o coordenador geral do DCE/UFPel, Tony Sechi, natural de Cristal, a oportunidade de levar o ensino a distância para a cidade é um avanço enorme. Segundo ele, inúmeros jovens, como ele próprio, deixam o município em busca de novas oportunidades, enfraquecendo o capital intelectual da localidade e vendo seus jovens contribuindo para o desenvolvimento de outras regiões.

A partir de agora, a cidade precisa cumprir uma série de normas definidas pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), para poder receber os cursos superiores da UFPel. Se concretizado, serão os primeiros cursos de ensino superior da história do município de quase 8 mil habitantes. A prefeita do município, Fábia Richter, afirma que uma das principais prioridades de sua gestão é oferecer formação universitária dentro do próprio município e que a prefeitura local irá buscar atender todas as normas para oferecer, já no ano de 2014, a primeira turma do polo.

Os cursos serão definidos de acordo com a demanda do município e com a oferta da Universidade. Nos próximos dias ocorrerá uma pesquisa de opinião para a escolha dos cursos a serem pleiteados.

Publicado em 09/01/2013, na categoria Notícias.