Rádio Federal FM recebe novas instalações e reitor Cesar Borges é homenageado

2013-01-04-11-2451.jpg Em solenidade ocorrida na manhã desta sexta-feira (4), no Lyceu Rio-grandense, os servidores da Rádio Federal FM receberam as novas instalações da unidade. A transferência do Capão do Leão para o Lyceu era um pedido da ANATEL que homologou a Rádio para a cidade de Pelotas.

img_7468.jpg Durante o ato de inauguração o diretor da Rádio, Roberto Engelbrecht, fez um breve relato sobre a história da Rádio e relembrou todos os nomes que já passaram pela unidade que completa 32 anos no próximo dia 8.

O reitor em exercício, Manoel Luiz Brenner de Moraes, passou a palavra para o reitor Cesar Borges, que falou sobre as lutas para a transferência da sede para Pelotas. “Este sempre foi o sonho do jornalista Clayton Rocha, da equipe da Rádio e de todos os colegas que passaram pela unidade”, disse.

Histórico

Criada através da Portaria 953, de 14 de setembro de 1977, do Ministério das Comunicações, Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel), para operar no serviço de radiodifusão sonora em freqüência modulada, a então Rádio Cosmos FM, da Universidade Federal de Pelotas, iniciou suas transmissões experimentais em agosto de 1980, vindo a ser inaugurada no dia 8 de janeiro de 1981.

O ato inaugural contou com a presença do reitor Ibsen Wetzel Stephan, do pró-reitor de Extensão José Passos de Magalhães e do primeiro diretor da emissora, professor José Maria Marques da Cunha e demais autoridades que prestigiaram o ato.

A equipe que iniciou os trabalhos da primeira FM Educativa do Rio Grande do Sul foi Cleber Luiz Zurchimitten, Francisco Luis da Silva Magalhães, Giovani Mendes da Silva, Luiz Virgilio Lopes Padilha, Paulo de Oliveira Mancini, Roberto Gustavo Engelbrecht e Rudinei Tellier de Freitas.

Na direção da Rádio Cosmos estiveram também os professores Sebastião Ribeiro Neto e João Manoel dos Santos Cunha e o jornalista Roberto Gustavo Engelbrecht.

Em 18 de julho de 1992, por decisão do Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas, foi alterado o nome fantasia da emissora para Rádio Federal FM, que decidiu também por sua integração à Coordenadoria de Comunicação Social do Gabinete do Reitor.

Transmitindo na frequência de 107,9 Mhz, a emissora pode também ser ouvida pela internet, no endereço http://federalfm.ufpel.edu.br/.

Homenagem

img_7642.jpg Após a inauguração ocorreu uma homenagem informal para o reitor Cesar Borges, que deixa a Reitoria oficialmente neste sábado. É a segunda gestão consecutiva de Cesar Borges que já esteve no cargo de reitor por três vezes.

A homenagem foi presidida por Manoel Brenner de Moraes que falou sobre o grande crescimento e transformação da universidade durante a gestão de Cesar. “A grandiosidade deste crescimento só será verdadeiramente notada nos próximos anos, quando os atuais 103 cursos estiverem em pleno funcionamento juntamente com os 53 novos cursos”, ressaltou.

Na sequência, Manoel Luiz Brenner de Moraes, convidou os presentes a fazerem sua homenagem para o reitor. Pró-reitores, diretores de unidades, docentes e técnico-administrativos fizeram seus discursos agradecendo ao reitor pelo seu empreendedorismo que trouxe muito crescimento para Universidade.

A homenagem foi finalizada com o descerramento de uma placa que integrará a galeria de ex-reitores da UFPel no Lyceu Rio-grandense.

Publicado em 04/01/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Instalações, Rádio Federal FM, Reitor.