Projeto Educação Patrimonial, Perspectivas Multidisciplinares apresenta pesquisas
Dentro do Projeto Educação Patrimonial, Perspectivas Multidisciplinares, neste sábado(11), às 9h, no Instituto Simões Lopes, na rua Dom Pedro II, 810, serão apresentadas duas pesquisas que integram a linha Patrimônio, Espaço e Território, apresentando ênfase no espaço como construtor de memória, identidade e patrimônio, mediante seus atributos endógenos, na compreensão de suas características morfológicas e no uso de geotecnologias como elementos auxiliares. Na linha, são desenvolvidas pesquisas que trabalham com preservação patrimonial e preservação cultural, arquitetura e urbanismo, planejamento ambiental, morfologia urbana, instrumentos urbanos, modelagem urbana e ecologia de paisagem.
A programação é a seguinte:
9h- Abertura a apresentação do Instituto Simões Lopes Neto pelo diretor, Henrique Pires. Após, apresentação do filme “João Simões Lopes Neto, entre o Real e o Imaginário” e a programação Conhecendo o Acervo e a Casa do Instituto Simões Lopes Neto.
Intervalo
Apresentação 1 – Identidades, Paisagem e os novos Municípios do Sul do RS. Capão do Leão, Morro redondo, Turuçu e Arroio do padre, pelo Arquiteto Alexandre Maciel.
Apresentação 2 – Poluição Visual no Foco de Especial Interesse cultural – Calçadão de Pelotas, pelo advogado Alan Melo.
Discussão sobre o Novo Plano Diretor e sua interface com o Patrimônio Cultural, com o arquiteto Alexandre Maciel e com o advogado Alan Melo.
O Projeto, sob a coordenação dos professores Fábio Vergara e Ester Gutierrez e organizado pelos mestrandos Alan Melo e Denise Marroni, chega ao sexto encontro mantendo a proposta de dialogar não só com as pesquisas desenvolvidas no mestrado, mas também conhecer e fruir os espaços destinados à preservação e difusão da memória e do patrimônio, como é o caso do Instituto Simões Lopes Neto.
No sábado seguinte, dia 18, segue o projeto no Museu da Baronesa, com os trabalhos dos mestrandos Denise Ondina Marroni dos Santos “No fio da meada: a moda em pelotas a partir do acervo têxtil do museu da baronesa” e de Renato Duro Dias “Patrimônio cultural: conceitos e legislação.”
