Início do conteúdo

Curso de Epidemiologia Ocupacional será na Medicina

Devido ao número de inscritos que ultrapassou a cem, o Curso de Epidemiologia Ocupacional oferecido pela Universidade Federal de Pelotas, através do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE), não será mais no auditório Kurt Kloetzel do Centro de Pesquisas Epidemiológicas. O curso, que acontece de 16 a 18 de setembro, será realizado no auditório da Faculdade de Medicina da UFPel.
Dentro da programação do evento, os professores Luiz Augusto Facchini e Anaclaudia Gastal Fassa abordarão temas de interesse da comunidade acadêmica e profissional, com ênfase para questões como: Epidemiologia Ocupacional, exposição ocupacional a cancerígenos, saúde do trabalhador rural, trabalho Infantil e problemas de comportamento, condições de trabalho e saúde em trabalhadores de enfermagem, entre outros.
Profissionais de diversas instituições também deverão esclarecer os participantes a respeito dos assuntos propostos, como a doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisadora do Instituto Nacional de Câncer (INCA) Fátima Ribeiro Neto, a professora Noemi Miyasaka Porro que é doutora em Antropologia Social pelo Departamento de Antropologia da Universidade da Flórida em Gainesville e professora adjunta Universidade Federal do Pará (UFPA), entre outros capacitados na abordagem dos temas.

PROGRAMAÇÃO PARA OS TRÊS DIAS
16 de setembro – Terça-feira
8h30min
*Abertura – Luiz Augusto Facchini e Anaclaudia Fassa (PPGE – UFPel), Neice Faria – Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (FACEBG);
14h
*Exposição ocupacional a cancerígenos e Utilização da Matriz de Exposição Ocupacional no Brasil – Fátima Ribeiro Neto (INCA);
*Saúde do trabalhador rural – Neice Faria.
17 de setembro – Quarta-feira
8h30min
*Trabalho Infantil e Problemas de Comportamento (Projeto) – Marinel Mór Dall’Agnol (doutoranda PPGE – UFPel);
*Desafios à saúde de povos e comunidades tradicionais: Uma abordagem antropológica – Noemi Miyasaka Porro (UFPA);
*Trabalho infantil no extrativismo do coco babaçu e seu impacto na saúde: Resultados do modelo operário – Anaclaudia Gastal Fassa.
14h
*Trabalho Infantil e Problema de Comportamento – Anaclaudia Gastal Fassa;
Trabalho Informal e Saúde: Um estudo transversal em crianças trabalhadoras de Pelotas: RS – Anaclaudia Gastal Fassa;
*Determinantes da inserção precoce no trabalho com ênfase em uma alternativa metodológica para análise de dados longitudinais – Anaclaudia Gastal Fassa.

18 de setembro – Quinta-feira
8h30min
Condições de trabalho e saúde em trabalhadores de enfermagem em hospitais universitários públicos – Ana Lúcia Kirchhof – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
Condições de trabalho e saúde em trabalhadores de atenção básica – Leila Posenato Garcia (Fiocruz – Brasília);
A saúde do trabalhador no município de Alegrete – RS: uma análise de dados secundários – Paula Quilião (mestranda profissionalizante – PPGE – UFPel).
14h
*Trabalho e Saúde dos Catadores de lixo – Marcelo Cozzensa da Silva – Escola Superior de Educação Física (ESEF – UFPel);
Encerramento – Prospecção de colaborações e futuras pesquisas – Luiz Augusto Facchini.

HOSPEDAGEM EM PELOTAS
Curi Palace Hotel – Rua General Osório, 1279. Centro.
Fone: (53) 3227-7377.
Hotel Jacques Georges – Rua Gonçalves Chaves, 512. Centro
Fone: (53) 3284-9000.
Hotel do Léo – Rua Marechal Deodoro, 502. Centro.
Fone : (53) 3227-8977.
Hotel Manta – Rua General Neto, 1131. Centro.
Fone: (53) 3225-2411.
Hotel Aleppo – Rua General Osório, 708. Centro.
Fone: (53) 3225-3950.

Publicado em 11/09/2008