Início do conteúdo

Gráfico da evolução temporal do coronavírus – Atualização de 20.03.2020

GDISPEN divulga os gráficos da evolução da contaminação do coronavírus (COVID-19), a contar do dia 13 de março para os países: Brasil, Estados Unidos (EUA) e Espanha. Todos os países tiveram um crescimento exponencial acentuado de infectados e neste tipo de crescimento as incertezas também crescem exponencialmente. Mesmo pequenas mudanças nos números divulgados pelas autoridades para hoje ou amanhã, irão causar grandes variações no futuro. Assim sendo, esta previsão pode ter uma variação para mais ou para menos no número estimado.
Se a previsão estiver correta, até o dia 31 de março o Brasil terá mais de 10.000 infectados (chegando a 1900 casos no final desta semana).

Pela projeção, no dia 2 de abril os Estados Unidos atingirão o número de 100.000 infectados e a Espanha terá praticamente 150.000 casos.
Não saiam de casa. Juntos podemos reduzir este crescimento.
Novas atualizações na próxima segunda-feira, 23 de março.

Informações sobre a pesquisa:
Os pesquisadores do laboratório GDISPEN (Grupo de Dispersão de Poluentes & Engenharia Nuclear) da UFPel, Glênio Aguiar Gonçalves, Régis Sperotto de Quadros e Daniela Buske, preocupados com a evolução do coronavírus no Brasil, publicarão diariamente gráficos das curvas de evolução do vírus. Para tanto estão sendo utilizados dados da Universidade John Hopkins (EUA), da Wikipedia e do Ministério da Saúde do Brasil. Os dados reais são comparados com uma combinação de modelos matemáticos para epidemias, conhecidos na literatura como modelo SIR e t-norma do mínimo. Assim que possível as simulações para o estado do Rio Grande do Sul e para a cidade de Pelotas serão conduzidas. Este estudo tem objetivo puramente acadêmico e científico, mostrando a grande aplicabilidade da modelagem matemática em problemas reais.

Publicado em 21/03/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.