UFPel suspende estágios curriculares obrigatórios

Considerando a Suspensão das Atividades Acadêmicas na Instituição, a Pró-Reitoria de Ensino (PRE), com base na avaliação feita pelo Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia por Coronavírus, suspendeu todos os Estágios Curriculares Obrigatórios dos Cursos de Graduação da UFPel até que haja outra determinação, de modo a garantir a segurança dos estudantes em face da Pandemia por COVID-19. As situações excepcionais deverão ser analisadas pelos Colegiados de Curso, e, após, consultado o Comitê para Acompanhamento da Evolução da Pandemia da UFPel.

No caso dos cursos da área da Saúde, a PRE, após deliberação da Comissão de Internato do Curso de Medicina, recomendando o mesmo procedimento ao Curso de Enfermagem, determinou o que segue:

a) afastar imediatamente os (as) acadêmicos (as) em estágio a partir de 20 de março de 2020 pelo prazo inicial de 14 dias, podendo ser ampliado se assim for necessário;

b) analisar um plano de reestruturação de estágio no caso de possibilidade de retorno destas atividades, considerando o contexto da pandemia, desde que garantidas condições mínimas de treinamento e proteção individual, priorizando a força de trabalho dos acadêmicos nas áreas necessárias;

c) que os (as) acadêmicos (as) em questão permaneçam em isolamento social durante este período de pausa em suas atividades, no sentido de fortalecer a responsabilidade na prevenção da disseminação do Covid-19.

Além disso, acatou a recomendação do Comissão de Internato de, após análise de conjuntura e preparação dos estagiários, e se o contexto permitir, possibilitar o retorno dos estudantes, desde que adequadamente capacitados, aos espaços de formação da assistência em saúde, a fim de somar esforços no enfrentamento da crise no município. O memorando circular da PRE pode ser lido aqui.

Publicado em 19/03/2020, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.