Início do conteúdo

Gráfico da evolução temporal do coronavírus – Atualização de 19.03.2020

Seguem gráficos da evolução da contaminação do COVID-19, a contar do caso de contágio de número 50.

O primeiro gráfico mostra os dados da epidemia, até o dia 19 de março, para o Brasil, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido. A linha contínua representa o modelo matemático com os valores médios do número de casos entre os países e as demais curvas representam os dados reais de cada país. Nos últimos dias os países tiveram um crescimento acentuado de infectados. A Alemanha ultrapassou a curva de previsão média do modelo.
O segundo gráfico apresenta uma previsão do crescimento da epidemia no Brasil nas próximas duas semanas. Os dados utilizados foram os disponibilizados online pelo Ministério da Saúde do Brasil. É importante que toda a população se conscientize do problema para que a previsão não se confirme.

Informações sobre a pesquisa:
Os pesquisadores do laboratório GDISPEN (Grupo de Dispersão de Poluentes & Engenharia Nuclear) da UFPel, Glênio Aguiar Gonçalves, Régis Sperotto de Quadros e Daniela Buske, preocupados com a evolução do coronavírus no Brasil, publicarão diariamente gráficos das curvas de evolução do vírus. Para tanto estão sendo utilizados dados da Universidade John Hopkins (EUA), da Wikipedia e do Ministério da Saúde do Brasil. Os dados reais são comparados com um modelo matemático para epidemias, desenvolvido pelos pesquisadores a partir da combinação de modelos da literatura. Assim que possível as simulações para o estado do Rio Grande do Sul e para a cidade de Pelotas serão conduzidas. Este estudo tem objetivo puramente acadêmico e científico, mostrando a grande aplicabilidade da modelagem matemática em problemas reais.

Publicado em 19/03/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus, Matemática, Modelagem Matemática.