Início do conteúdo

Pesquisadores da UFPel desenvolvem modelagem da evolução temporal do coronavírus

Os pesquisadores do laboratório GDISPEN (Grupo de Dispersão de Poluentes & Engenharia Nuclear) da UFPel, Glênio Aguiar Gonçalves, Régis Sperotto de Quadros e Daniela Buske, preocupados com a evolução do coronavírus no Brasil, publicarão diariamente gráficos das curvas de evolução do vírus.
Para tanto estão sendo utilizados dados da Universidade John Hopkins (EUA), da Wikipedia e do Ministério da Saúde do Brasil. Os dados reais são comparados com um modelo matemático para epidemias, desenvolvido pelos pesquisadores a partir da combinação de modelos da literatura.
Inicialmente é apresentada a evolução temporal do vírus (número de indivíduos infectados versus data), utilizando dados positivos do coronavírus da Itália, dos Estados Unidos e da China (outros países serão inseridos posteriormente), juntamente com os dados do Brasil. Também é apresentada uma projeção futura (até 01/04) da evolução da contaminação da população no Brasil e nos demais países.
Nos gráficos, os dados representados pela cor laranja são os dados simulados pelo modelo, já na cor azul são representados os dados reais. Foram considerados os dados a partir do 50° indivíduo afetado, uma vez que antes deste dado não existe uma regularidade. Pode-se observar claramente a estabilização do número de infectados na China, enquanto que nos demais países este patamar ainda não foi alcançado. De acordo com Daniela Buske, os modelos são alimentados com dados diários. “Quanto mais dias de epidemia, mais informações teremos para a modelagem”, disse.
Assim que possível as simulações para o estado do Rio Grande do Sul e para a cidade de Pelotas serão conduzidas.
Salientamos que este estudo tem objetivo puramente acadêmico e científico, mostrando a grande aplicabilidade da modelagem matemática em problemas reais.

Publicado em 18/03/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.