PROBEN amplia ações no Hospital Escola da UFPel

No dia 17 de julho foi apresentado aos colaboradores do Hospital Escola da UFPel o Programa de Bom Uso Energético (PROBEN), coordenado pelo Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. O programa tem por objetivo a racionalização do uso da energia elétrica na instituição e, consequentemente, a redução dos custos do pagamento deste insumo.

O coordenador do LABCEE, professor Antonio César S. B. da Silva, apresentou as ações e resultados do programa que iniciou na instituição no ano de 2006 e, até maio de 2019, já economizou quase 7 milhões de reais. Ele salientou a importância da organização das informações sobre os diversos pontos de consumo da instituição, de modo a caracterizar o perfil de consumo e buscar as melhores condições de intervenção em cada local.

Dentre estas ações a revisão dos contratos de contratação de demanda com a concessionária, tanto nos valores contratados quanto na definição da estrutura tarifária mais adequada, reduziram o custo que deveria ser pago à CEEE (custo evitado) em cerca de R$ 6,3 milhões no período. Antonio frisou que estas ações são administrativas e dependem, fundamentalmente, do conhecimento tanto do perfil de consumo das unidades quanto da legislação pertinente, regrada pela ANEEL. Ao longo dos 13 anos foram desenvolvidos softwares para auxiliar neste trabalho, como o SiCE (Simulador de Contratação de Energia) e SiAD (Sistema de Análise de Demanda).

Além das ações administrativas o PROBEN também é responsável por ações técnicas na Universidade, como correção do fator de potência das instalações, projetos de retrofit e de conscientização da comunidade universitária.

Em 2014 foi lançado o PROBEN Educação, programa inserido no PROBEN que busca a participação da comunidade universitária na redução do consumo de energia através do uso consciente da energia. Como diferencial em relação a outros programas semelhantes o PROBEN Educação propõe o retorno de parte dos recursos economizados às unidades, para utilização na aquisição de equipamentos ou material de consumo, necessários para o desenvolvimento de suas atividades. Até o ano de 2018 a UFPel economizou com esta ação cerca de R$ 350 mil reais e uma parte considerável destes recursos foram redistribuídos à diversas unidades acadêmicas.

O gerente administrativo do HE UFPEL, Mateus Santin, salientou a importância do programa, não somente pela questão econômica, quanto também em relação ao impacto destas ações no meio ambiente. Em ação complementar a palestra equipe de bolsistas do PROBEN estiveram visitando as dependências do HE para distribuição de folders e colocação de adesivos, sob a coordenação do engenheiro eletricista da EBSERH, Ivo Menezes.

Diversas ações do PROBEN já foram implementadas no HE e, nos treze anos de execução do programa, já evitaram um custo de quase 170 mil reais à unidade, recurso que pode ser utilizado na aquisição de remédios e outros materiais de consumo, muito importante para a manutenção da qualidade dos serviços prestados à população, principalmente por se tratar de um hospital 100% SUS.

Publicado em 02/09/2019, na categoria Notícias.