Malg inaugura nova sede no Lyceu e abre ao público na segunda (2)

O Malg (Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo) da UFPel estará em nova casa a partir desta segunda-feira, dia 2 de julho, quando abrirá as portas novamente ao público, agora no prédio do antigo Lyceu da Universidade, local da primeira Escola de Agronomia da cidade, situada em frente ao Largo do Mercado, no centro de Pelotas. A cerimônia de inauguração da nova sede ocorre antes, às 17h desta sexta-feira (29).

Junto com o novo endereço, vem também um novo horário de funcionamento, que passa a ser das 8h30min às 20h, de terças a domingos. Neste primeiro momento, o Museu abrirá ao público somente uma galeria, que receberá mostra de parte da Coleção de Leopoldo Gotuzzo. A entrada ocorrerá pelo Largo do Mercado.

Para agendar visitas de grupos e escolas, o procedimento permanece o mesmo. Deve ser feito por e-mail, para educativomalg@gmail.com.

Em julho e agosto, para marcar a inauguração da nova sede, será realizado um Programa de Inverno, a partir de 10 de julho, ocorrendo sempre às terças-feiras, com atrações artístico-culturais diversas, como música, artes visuais e literatura.

“O Malg passa a ocupar um imóvel tombado e que é próprio da UFPel. Estamos com a expectativa que aqui seja a sede definitiva do Museu”, afirma o diretor, professor Lauer Santos.

O Museu

Inaugurado em 1986, o Museu é ligado ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Sua missão está associada à conservação e divulgação da produção do pintor gaúcho e pelotense Leopoldo Gotuzzo e à produção e comunicação de conhecimento em artes visuais.

O acervo possui mais de três mil obras divididas em sete coleções, a saber a Leopoldo Gotuzzo, a dos Ex-alunos da EBA, a Dr. João Gomes de Mello, a Faustino Trápaga, a L. C. Vinholes, a Século 20 e a Coleção Século 21.

Encontram-se em exposição permanente objetos e obras do artista, além de exposições temporárias de artistas convidados, obras pertencentes às coleções do Museu e exposições em parceria com outras instituições.

O Museu é um órgão suplementar do Centro de Artes aberto à comunidade e sem fins lucrativos, de natureza cultural, que tem como missão zelar pela preservação e conservação de seu acervo artístico e documental, assim como divulgá-lo amplamente, através de projetos curatoriais, expográficos e virtuais.

Cabe ao Malg  garantir a integridade física do acervo de obras de Leopoldo Gotuzzo, patrono do museu, e promover a pesquisa e a produção crítica e intelectual a respeito de sua contribuição para a história da arte brasileira. Também tem responsabilidade de desenvolver projetos educativos que ampliem o acesso da população brasileira aos bens artísticos e culturais produzidos no passado e na atualidade.

Exposições temporárias de obras pertencentes a outras coleções, incluindo a produção artística contemporânea, deverão ser realizadas no Malg em conjunto com os profissionais em atuação no Centro de Artes ou através de projetos  de cooperação interinstitucionais.

Publicado em 26/06/2018, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Culturais, Notícias.