Perícia Médica está instalada no Campus Anglo

A Seção de Perícia Médica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está instalada em novo local: a sala 210, no Campus Anglo. A mudança do espaço, que antes funcionava na rua Dr. Cassiano, para junto da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (CSQV/PROGEP) deve conferir agilidade aos processos e qualificação no atendimento.

Atuando com exames e avaliações ligadas a atividades funcionais, como licenças, aposentadoria, readaptação e outros procedimentos (veja aqui a lista completa: Perícia Oficial em Saúde), a Perícia Médica da UFPel tem em sua equipe três médicos peritos, um perito odontólogo e dois técnico-administrativos. No caso dos estudantes, a Perícia atua quando há necessidade de exercício domiciliar ou trancamento geral de matrícula por motivo de saúde.

Conforme a coordenadora da CSQV, Tanízia Bender, o novo endereço traz facilidade para quem precisa da perícia justamente por estar junto aos demais segmentos da PROGEP. Essa localização oportuniza, também, a proximidade com a equipe multidisciplinar da CSQV, que conta, por exemplo, com assistente social e psicólogo e pode acompanhar cada caso conforme a necessidade. Isso pode se refletir, por exemplo, em visitas domiciliares e readaptações no local de trabalho quando do retorno da licença de saúde.

Saúde do Servidor
Desde 2015, a UFPel é considerada uma unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS). Isso significa compromisso e envolvimento com um conjunto de ações voltadas à promoção e prevenção da saúde.

Dentro dessa perspectiva está a intensificação da realização dos Exames Médicos Periódicos e a concretização das Perícias Médicas dos servidores dentro do módulo Perícia Oficial em Saúde do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE SAÚDE). Desde o final de 2015 todas as perícias médicas passaram a ser realizadas através do módulo, uniformizando os procedimentos, conferindo transparência aos critérios técnicos, promovendo eficiência administrativa em sintonia com os preceitos da Política Nacional de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal, além de permitir a emissão de relatórios com os principais indicadores que irão subsidiar os projetos futuros de promoção à saúde e prevenção aos agravos e doenças.

Localize-se
Seção de Perícia Médica
Endereço: Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1) – Sala 210 – junto à PROGEP
Horário de funcionamento: das 8h às 20h (durante período de turno único da Universidade, das 8h às 14h)
E-mail: pericia.medica@ufpel.edu.br
Para saber mais: Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal: MANUAL-DE-PERÍCIA-OFICIAL-EM-SAÚDE-DO-SERVIDOR-PÚBLICO-FEDERAL-3ª-EDIÇÃO-ANO-2017-Versão-28abr2017

Publicado em 05/01/2018, nas categorias Destaque, Informes Administrativos, Notícias.