Análise de Discurso é tema de seminário realizado na UFPel

Foi aberta, na manhã desta quinta-feira (1º), a primeira edição do “Seminário sobre Análise de Discurso: a pesquisa em AD na Região Sul”, promovido pelo programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (PPGL/UFPel) e pelo Laboratório de Estudos em Análise de Discurso da Universidade Católica de Pelotas (LEAD/UCPel). O evento está ocorrendo no auditório da Faculdade de Direito da UFPel e se estende até esta sexta-feira (2).

As falas da mesa de abertura foram voltadas às paixões que a temática desperta em quem entra em contato com suas premissas e seus estudos. “A Análise de Discurso é extremamente sedutora”, afirmou a coordenadora geral do evento, professora Luciana Vinhas. Ela destacou que realizar estudos a partir dessa metodologia é buscar fugir do óbvio e ousar pensar por si mesmo, especialmente nesse momento histórico e político que o país passa.

Já o coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Rafael Vetromille-Castro, definiu o evento como provocador, assim como a própria temática a qual aborda. Representante da reitoria, Castro destacou que pela primeira vez em anos a área de Letras e Linguística está recebendo atenção especial dos órgãos de fomento à pesquisa. Ele também afirmou que nunca foi tão importante analisar o discurso como hoje: “Me arrepia ver o quanto a Análise de Discurso pode fazer pela sociedade”.

Também participaram da mesa a diretora do Centro de Letras e Comunicação, Vanessa Damasceno, a representante discente da  comissão organizadora, Biolange Piegas, e a coordenadora do LEAD/UCPel, professora Aracy Ernst, que proferiu a conferência de abertura do evento, nomeada “O cinismo na política midiática: um dos tantos casos da Globo News”.

A programação ainda inclui mesas redondas, sessões de apresentação de comunicações e outras conferências. O seminário termina às 18h de sexta-feira (2).

Publicado em 01/06/2017, nas categorias Eventos Acadêmicos, Notícias.