Início do conteúdo

UFPel promove palestras multidisciplinares na Semana do Diabético

cartaz-dia-do-diabetico-2016Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, o Centro de Diabetes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está organizando uma série de palestras multidisciplinares sobre o tema. A Semana do Diabético irá ocorrer de 16 a 18 de novembro, no Centro de Diabetes e Hipertensão (CDH), situado no Centro de Pesquisas em Saúde Amilcar Gigante (Rua Marechal Deodoro, 1.160 – 2º andar), e tem como público-alvo pacientes e comunidade em geral.

A organização do evento é da enfermeira Maria de Lourdes Brasil, chefe administrativa da Faculdade de Medicina da UFPel.

Programação:

16/11 – Quarta-feira
MANHÃ:
Serviço Social:
SUS: DIREITOS LEGAIS DOS DIABÉTICOS
Palestrantes:
• Maria Manuela Sousa Albuquerque Valente – Assistente Social da Faculdade de Medicina – FAMED/UFPel – Doutora em Serviço Social – PUC-RS.

• Rosamarda Silva Reis – Acadêmica do curso de bacharelado em Serviço Social da Faculdade Anhanguera/Pelotas.

Terapia Ocupacional:
TERAPIA OCUPACIONAL NO ATENDIMENTO AO PACIENTE COM DIABETES
Palestrante:
• Zayanna Christine Lopes Lindôso – Mestre e Doutora em Gerontologia Biomédica e professora adjunta do Curso de Terapia Ocupacional da UFPel.

TARDE:
Enfermagem:
DIABETES E DEPRESSÃO
Palestrante:
• Neila Lisane Bierhals – Enfermeira do Centro de Diabetes da UFPel – Especialista em Materno Infantil pela UFPel e Educação em Saúde/EAD.

Nutrição:
CUIDADOS COM HIPOGLICEMIA NO PACIENTE DIABÉTICO
Palestrantes:
• Débora Kilpp – Nutricionista do Hospital Escola UFPel/EBSERH – atua no Centro de Diabetes e nos Ambulatórios Adulto e Infantil da FAMED – Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosa e em Gestão Pública

17/11 – Quinta-feira
MANHÃ:
Medicina:
FALSAS PROMESSAS SOBRE A CURA DO DIABETES
Palestrante:
• Vera Maria Freitas da Silveira – Endocrinologista Coordenadora do Centro de Diabetes da Universidade Federal de Pelotas/UFPel.

Enfermagem:
Aferição de Pressão Arterial e Teste de Glicemia com Alunos do Curso Técnico de Enfermagem da Escola DIMENSÃO/Pelotas.
• Luciana Santos – Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel – Especialista em Unidade de Terapia Intensivo Adulto pela Faculdade Anhanguera Pelotas – Pós-graduada em saúde da pessoa idosa pela Universidade de Minas Gerais/UNASUS.

TARDE:
Enfermagem:
PACIENTES DIABÉTICOS VIVENDO COM O HIV
Palestrante:
• Ineida Balhego Moreira Hax – Enfermeira do SAE – Serviço de Assistência Especializada da Universidade Federal de Pelotas/UFPel – Especialista em Projetos Assistenciais de Enfermagem e Estratégia da Saúde da Família.

18/11 – Sexta-feira
MANHÃ
Enfermagem:
DIABETES NA INFÂNCIA: COMO CONVIVER
Palestrante:
• Carla Verônica V. Costa – Enfermeira graduada pela Fundação Universidade de Rio Grande/FURG – Especialista em Urgência Emergência e Trauma pela Faculdade CELER/POA.

Enfermagem:
PROMOÇÃO EM SAÚDE AO PACIENTE DIABÉTICO
Palestrante:
• Mytzly Marques G. Dutra – Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel – Mestra em Política Social de Saúde pela Universidade Católica de Pelotas/UCPel – Especialista em Políticas Públicas em Estratégia de Saúde da Família pela EDUCAR/POA.

TARDE
Encerramento: Mesa-Redonda
A DOENÇA DIABETE MELLITUS NO CONTEXTO DA CIDADE DE PELOTAS
Presidente da Mesa: Vera Silveira – Endocrinologista Coordenadora do Centro de Diabetes da UFPel.
Convidada: Ilania Braga – Especialista em Projetos Especiais de Enfermagem e Mestre em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas/UCPel.

Publicado em 11/11/2016, nas categorias Destaque, Notícias.