Melhores trabalhos em pesquisa e extensão da UFPel são premiados

DSC_2094A noite da última terça-feira (25) foi de reconhecimento pelos esforços realizados por diversos estudantes de graduação e pós-graduação e professores da UFPel. Na ocasião, diante de um auditório da Faculdade de Direito lotado, foram entregues os prêmios de melhores trabalhos do Congresso de Iniciação Científica, do Encontro de Pós-Graduação, do Concurso de Ideias Inovadoras e do Congresso de Extensão e Cultura deste ano.

A sessão foi aberta com a apresentação do Coral da UFPel, atividade extensionista mais antiga em atividade na universidade, com mais de 40 anos.

Em seguida, foi composta a mesa de honra, com a presença dos pró-reitores de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti, e Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, da vice-reitora, Denise Gigante, e do reitor, Mauro Del Pino, além da equipe coordenadora do CIC/Enpos.

A pró-reitora destacou o trabalho em parceria realizado para chegar até o resultado. Ela também lembrou o formato, que permitia o debate aberto nas mostras de trabalhos. Além disso, celebrou a criação do Fórum Social da Extensão, que pensará as políticas de ação da UFPel na área.

Já Agostini lembrou o caráter de unidade, que permitiu a suspensão das atividades da universidade para a realização desses eventos pudesse acontecer. Em seu ponto de vista, uma das belezas dessa iniciativa é ver uma grande mobilização ao entorno da pesquisa, da extensão e da inovação, bases fortes da ação universitária.

O reitor Mauro Del Pino também resgatou a ousadia na suspensão das aulas para que o foco da comunidade fosse esse grande evento, considerando esse fato uma ousadia. Ele afirmou que isso será completo no próximo ano com a realização da Mostra de Ensino também durante esse período. Assim as quatro áreas – ensino, pesquisa, extensão e inovação – terão juntas um grande espaço dentro da UFPel: “Queremos construir uma cultura dessas áreas dentro da universidade”. De acordo com Del Pino, isso levará à uma formação que extrapola o currículo de sala de aula, com troca de ideias e experiências.

DSC_2116Homenagem

Uma participação singular chamou atenção no evento: o professor Aldyr Garcia Schlee, ex-pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, foi homenageado ao ter batizado com seu nome o Destaque em Extensão. Dessa forma, a grande premiação da UFPel nessa área recebeu, a partir dessa edição, seu nome.

Ele contou que, quando foi comunicado dessa decisão, passava por um grave problema de saúde e achava que essa homenagem seria póstuma, como geralmente se faz. “Mas não morri ainda”, brincou. Dessa forma, ele considera que enfrentar esse fato em vida lhe traz uma grande satisfação: “Que bom estar vivo!”.

Schlee também se pronunciou sobre o papel da universidade, fazendo um paralelo com seu ofício de escritor. Ele afirmou gostar de escrever ficção, onde se pensa o que se bem quer. Mas afirmou que isso não pode ser uma realidade no ensino universitário: “A pior coisa que existe é uma universidade de ficção, com um ensino de faz-de-conta, de DSC_2138engano”.

O momento foi encerrado com a entrega de uma placa comemorativa à nomeação do prêmio, realizada pelo reitor Mauro Del Pino. Sagrou-se o vencedor do prêmio Aldyr Garcia Schlee o estudante Germano Pollnow, com o trabalho “Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para Agricultura Familiar e o tripé ensino-pesquisa-extensão”.

Premiação

Em seguida, foram conduzidas pelos pró-reitores as premiações dos melhores trabalhos inscritos nos eventos. As listagens com os vencedores estão nos links abaixo:

Destaques CEC

Premiados Ideias Inovadoras

Premiados ENPOS

Premiados CIC

Publicado em 27/11/2014, nas categorias Destaque, Notícias.