Início do conteúdo

Exposição coletiva DeMORAR na Galeria do Centro de Artes da UFPel

convite_dig_DEMORAR_A SALA_DIVULGACAOA SALA-Galeria do Centro de Artes da UFPel convida para a abertura da exposição coletiva DeMORAR, na quinta-feira, dia 12 de dezembro, às 18h30.

Quatro artistas participam na mostra: Paulo Damé (professor do Curso de Bacharelado em Artes Visuais do CeArte/UFPel); Ana Terra (aluna do Curso de Mestrado em Artes Visuais, Ana Paula Barbosa); e dois alunos de graduação em Artes Visuais do Centro de Artes: Thiago Araújo e Cristiano Araujo.

Os artistas também estarão na galeria ao longo do período da exposição devido à qualidade inusitada da mostra concebida como “trabalho em progresso”. A proposta do grupo é de “ocupar” a galeria e modificar a exposição diariamente. Ao invés de apresentar trabalhos já “acabados”, serão montadas instalações “em sítio”, dentro da própria galeria durante a exposição, a partir de materiais como objetos deslocados de outros locais, cerâmica, plantas e imagens projetadas. Por isso, no dia 12 de dezembro, o público pode esperar uma mostra em fluxo que pode ser visitada mais que uma vez, sem ver a mesma exposição. Esta será um diálogo improvisado entre quatro artistas sendo construído e reconstruído durante todo o período de visitação.

A proposta de Thiago Araújo é decorrente de uma viagem programada para acontecer durante dezembro e janeiro. Ele interessa pela produção de uma instalação que dialoga com os trabalhos dos outros participantes da mostra e que envolve o recolhimento de objetos, materiais, incluindo narrativas e possíveis ações que serão incorporados em sua instalação. O trabalho de Cristiano Araujo também será realizado no local. Segundo Ana Terra, “Não é uma mostra estática, estaremos todos acrescentando, refazendo e experimentando durante todo o período de exposição.”

Os trabalhos da Terra envolvem plantas: “Minha parte neste projeto será compartilhar alguns trabalhos meus, onde apresento formas alargadas de cultivo. Fazem parte de minha pesquisa de Mestrado em Artes Visuais no Centro de Artes da UFPel intitulada “Sítios de cultivo”. O trabalho envolve o ato de deslocar para a Galeria um fazer doméstico relacionado à jardinagem.”

A participação de Paulo Damé, segundo o artista, “consiste em deslocar, para a galeria, objetos cerâmicos de minha autoria e, também, parte do processo de confecção destas peças, criando no ambiente uma dinâmica onde objetos e ações são acrescentados à exposição durante todo período”.

A chave que aproxima os trabalhos destes quatro artistas é a ideia de D-e-M-O-R-A-R. A mostra visa fornecer uma experiência inacabada e sem a rapidez cotidiana. Talvez seja um momento oportuno para cada um de nós repensarmos o estresse de nosso dia-a-dia, especialmente neste final de ano quando todos parecem estar sem tempo, apressados, necessitando cultivar intervalos de paz e silêncio. Nas palavras dos artistas Thiago Araújo e Cristiano Araujo, poderíamos: “DEMORAR – ficar, deter-se, morari, FAZER ESPERAR, RETARDAR, estar situado, ficar, permanecer. (AÇÃO) de se fazer presente…”. A exposição DeMORAR é um convite aberto para valorizar o processo de vivenciar um espaço que se desvia do ritmo dos relógios, da medida definida de todas as coisas e da supervalorização do objeto acabado e da mercadoria. A arte não deve valorizar, antes, o processo de morar, viver e criar?

Na quinta-feira, dia 19 de dezembro, às 17h30min, os artistas estarão na galeria para conversar com o público sobre suas propostas individuais de arte contemporânea e sobre a proposta da exposição coletiva “DeMORAR”.

A exposição abre às 18h30min do dia 12 de dezembro de 2013 e ficará aberta até o dia 31 de janeiro de 2014 (exceto durante o recesso de Natal), das 9h30min às 12h e das 14h às 18h. O público está também convidado para uma Conversa com os artistas no dia 19, às 17h30min dentro da galeria. A SALA Galeria de Arte fica localizada no prédio do Centro de Artes da UFPel, na rua Alberto Rosa 62.

Publicado em 11/12/2013, na categoria Notícias.