Laboratório Regional de Diagnóstico completa 40 anos
O Laboratório Regional de Diagnóstico (LRD) da Faculdade de Veterinária da UFPel está completando 40 anos de atividades. Para marcar a passagem, será realizada uma programação, nos dias 13 e 14 de setembro, no auditório da Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, no Campus Capão do Leão. Veja a programação do evento em convite folder – final – certo- vagas esgotadas.
O LRD foi criado por iniciativa do professor Franklin Riet-Correa, em 1978, na gestão do reitor Ibsen Stephen, com os objetivos de determinar a ocorrência, epidemiologia e a importância econômica das doenças dos animais na área de influencia da UFPel; colaborar com os veterinários atuantes na área com relação ao diagnóstico e controle das doenças dos animais; proporcionar informação aos pesquisadores que permita determinar prioridades e criar novas linhas de pesquisa; realizar vigilância epidemiológica e informar as autoridades sanitárias sobre os problemas de saúde pública e zoonoses; e treinar veterinários e estudantes de graduação e pós-graduação na realização ou interpretação de técnicas de diagnóstico e no conhecimento das doenças dos animais na área de influência.
Os exames disponíveis no LRD incluem necropsia, histopatologia, bacteriologia, micologia, virologia, sorologia, toxicologia e parasitologia. Quando necessário, técnicos do laboratório visitam os estabelecimentos para realizar trabalhos de campo, em colaboração com os veterinários atuantes na área. O LRD apoia, através de suas atividades, os programas da Secretaria da Agricultura, Secretaria da Saúde e Ministério da Agricultura e colabora com instituições estaduais a federais de extensão e com organizações de produtores.
O Laboratório tem sido de fundamental importância para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa na Faculdade de Veterinária da UFPel, evidenciados pelos resultados que foram gerados através do trabalho de extensão e diagnóstico realizados.
Fazem parte da estrutura do LRD os Laboratórios de Bacteriologia, de Histopatologia, de Imuno-Histoquímica, de Microscopia Eletrônica, de Parasitologia, de Clivagem, de Necrópsia e de Preparação. Tem como área de atuação os municípios de Arroio Grande, Bagé, Capão do Leão, Herval, Jaguarão, Canguçu, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul.