UFPel realiza 1º Simpósio Estadual de Dioctofimatose

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, nos dias 27 e 28 de setembro, o 1º Simpósio Estadual de Dioctofimatose: Desafios e Perspectivas. O encontro irá reunir pesquisadores gaúchos, catarinenses e argentinos que atuam no estudo da dioctofimatose na América do Sul.

De acordo com os organizadores, os registros da dioctofimatose no Rio Grande do Sul, nos últimos anos, alertam para a situação do Estado em relação à sanidade animal, bem como para saúde pública devido ao potencial zoonótico do parasito. Nesse contexto, o evento irá proporcionar a apresentação e discussão de diversos aspectos relacionados à biologia de Dioctophyme renale, epidemiologia, diagnóstico, cirurgia, controle e profilaxia da parasitose. O público-alvo contempla, principalmente, os alunos e profissionais de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.

O evento é organizado por três grupos de pesquisa vinculados a dois programas de pós-graduação da UFPel, o PPG em Parasitologia e o PPG em Veterinária: os grupos Laboratório de Parasitologia de Animais Silvestres (Lapasil), Projeto Dioctophyme renale em Cães e Gatos (Prodic) e Pesquisa, Ensino e Extensão em Produtos Naturais na Clínica Médica Veterinária (Fitopeet).

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do evento, onde estão a programação e todos os detalhes.

Publicado em 03/09/2018, nas categorias Destaque, Notícias.