Cineclube Zero Quatro exibe “Colo”
No próximo sábado (3), encerrando a mostra Novo Cinema Português, o Cineclube Zero Quatro, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), exibe “Colo”. O longa-metragem, de 2017, é dirigido por Teresa Villaverde.
Seus filmes acompanham personagens à deriva, seja excluídos da sociedade ou de vínculos afetivos cotidianos, assumindo em forma fílmica as incertezas e mistérios que assombram suas psiques. A diretora também realizou os longas “A Idade Maior” (1991), “Três Irmãos” (1994), “Os Mutantes” (1998), “Água e Sal” (2001), “Transe” (2006), “Cisne” (2011) e “O Termômetro de Galileu” (2018). “Colo” competiu pelo Urso de Ouro no LXVII Festival de Berlim.
Sinopse: Em Portugal, a rotina diária de pai, mãe e filha é absorvida pelos efeitos da crise econômica. A mãe se desdobra em dois empregos para pagar as contas, pois seu marido está desempregado. A filha adolescente guarda seus próprios segredos e tenta manter sua rotina diária apesar da falta de dinheiro. Para escarpar dessa realidade comum, eles se tornam, lentamente, estranhos uns aos outros, enquanto a tensão se transforma em silêncio e culpa. Duração: 136min. Classificação: 14 anos.
A exibição é gratuita e será no Cine UFPel (rua Lobo da Costa, 447 – esquina Álvaro Chaves), às 16h. A abertura começa quinze minutos antes do início.