Projeto da UFPel incentiva escrita da população sobre a história de Pelotas

O Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou o projeto de extensão “Conte sua história de Pelotas”, coordenado pelos professores Mauro Dillmann e Aristeu Elisandro Machado Lopes. A iniciativa busca incentivar a população a compartilhar suas memórias e experiências sobre a cidade, destacando acontecimentos, fenômenos sociais/culturais e personagens que marcaram o passado pelotense.

Aberto ao público e sem caráter competitivo, o projeto convida cada participante a escrever um texto curto, com no mínimo uma e no máximo três páginas. O conteúdo deve abordar um aspecto específico da história de Pelotas, como pessoas (benzedeiras, doceiras, professores, etc.), festas, lugares, áreas trabalhistas, espiritualidades, comidas ou paisagens urbanas. Os textos devem se inéditos e podem ser escritos em coautoria (máximo dois autores), mas a preferência será dada a produções de autoria única.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada até o dia 30 de novembro, por meio de um formulário disponível neste link. Já o envio dos textos, acompanhado da cessão de direitos autorais, deve ocorrer até o dia 20 de dezembro de 2024, para o e-mail contesuahistoriadepelotas@gmail.com.

Os coordenadores serão responsáveis pela avaliação e seleção dos textos, que podem ser acompanhados por até duas imagens. Os critérios incluem a adequação ao projeto, a delimitação do tema e a indicação da temporalidade dos fatos descritos. Os textos escolhidos serão divulgados até o dia 30 de abril de 2025 e os selecionados farão parte do livro “Conte sua história de Pelotas”, previsto para ser publicado até o final de dezembro de 2025.

Os autores dos textos selecionados receberão um exemplar do livro e a interação entre os participantes, coordenadores e alunos será promovida por meio de redes sociais e grupos de WhatsApp.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail do projeto.