Início do conteúdo

Espetáculo “Inservíveis” será apresentado no domingo (8) e na quarta-feira (11)

“A vida serve para quê?”. Esse é o questionamento do espetáculo de dança e teatro “Inservíveis”, do grupo Tatá, um dos projetos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que buscam ampliar o acesso à arte contemporânea e promover debates e reflexões sobre temas sociais. As próximas apresentações serão realizadas no domingo (8), durante as atividades do evento “Ruas de Lazer”, no bairro Navegantes, na rua Lázaro Zamenhof, e na quarta-feira (11), na Escola Municipal Francisco Caruccio.

A performance propõe a reflexão sobre a utilidade das coisas e das pessoas do mundo neoliberal. A obra reformula-se diante do contexto, por meio do teatro, intervenções, instalações, entre outras formas de expressão. As cenas, criadas mediante jogos de improvisação, prática de capoeira, samba e brincadeiras, são guiadas pela crítica à objetificação da vida e das pessoas, inspirada em “A vida não é útil”, de Ailton Krenak.

Arte, Escolas e Universidade

O grupo Tatá tem realizado apresentações em escolas públicas e eventos de Pelotas. Ao fim do espetáculo, o grupo propõe uma vivência prática com os estudantes e uma roda de conversa.

O projeto está em desenvolvimento desde 2009, junto com o curso de Licenciatura em Dança da UFPel. Iniciou-se com o propósito de reunir profissionais e demais pessoas com interesse nas artes cênicas de Pelotas, tornando-se espaço de experimentação e criação artística para estudantes do curso. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no Mapa Cultural da UFPel, na página do Grupo e no Instagram (@grupo_tata).