UFPel se reúne com Presidente do IPHAN com foco no desenvolvimento de projetos culturais

Na tarde da última terça-feira (26) integrantes da UFPel e do IPHAN realizaram uma reunião
no Gabinete da Reitoria, no campus Anglo UFPel. A solenidade contou com a presença da
reitora da Universidade Isabela Andrade, o presidente do IPHAN, Leandro Antônio Gross e
representantes de ambas as instituições, entre eles: professores e servidores públicos do
Instituto.

No início da convenção Isabela agradeceu mais uma vez a oportunidade de receber o
presidente do Iphan na UFPel e reforçou sobre o trabalho em conjunto com a instituição:
“Tem sido muito importante pra gente avançar nos projetos da Universidade” afirmou a
reitora.

Durante a reunião, foram debatidos temas importantes que envolvem a parceria entre ambas as instituições, entre eles: definição de ajustes necessários para a volta das obras do Grande Hotel, prédio histórico que será administrado pela UFPel; restauração do patrimônio histórico danificado no 8 de janeiro de 2023, que está sendo administrado por docentes do curso de  Conservação e Restauro da UFPel; revitalização da Escola de Belas Artes (EBA) da UFPel através da captação de recursos oriundos da Lei Rouanet; também foram discutidas captação de novos recursos para projetos culturais da UFPel, como o Museu do Doce de Pelotas e o Projeto do Clube de Choro de Pelotas. Além disso, na reunião, foi apresentado ao presidente Leandro a agência AGIMOS, criada na UFPel, com o objetivo de levar e compartilhar projetos culturais nas cidades da Zona Sul do estado. Além disso, também foi discutido sobre a capacitação do escritório técnico do IPHAN em Pelotas.

Ao final da reunião, o presidente do IPHAN colocou a Instituição à disposição da UFPel no
tocante aos assuntos referentes a projetos que envolvem a cultura, conservação e preservação
da história pelotense.

Publicado em 28/03/2024, nas categorias Manchete, Notícias.