Início do conteúdo

Curta-metragem produzido na UFPel é indicado a premiação internacional

A animação “Carcinização”, produzida como trabalho de conclusão de curso (TCC) do egresso Denis Souza, do Curso de Cinema de Animação da UFPel, foi mais uma vez indicada a uma premiação internacional. Desta vez, o curta foi indicado ao “Prêmio Quirino de Animação Ibero-Americana”.

O evento, que ocorre anualmente, tem por objetivo reconhecer os talentos na indústria de animação ibero-americana, com participação de mais 20 países, entre eles Brasil, Portugal, Espanha, Argentina e outros países americanos. Com 15 países participando desta edição, a premiação Quirino é o principal evento reunindo a indústria de animação latino-americana e ibérica (Portugal, Espanha e Andorra), ao qual busca aprofundar vínculos para o desenvolvimento do mercado de filmes ibero-americano.

Além disso, os premiados nas dez categorias servem de marco para o Fórum de Coprodução e Negócios, quando empresas de 20 países participam de reuniões ‘Business to Business (B2B), que se trata de uma expressão em inglês utilizada para se referir a empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas.

Outro aspecto importante é a origem do nome da premiação, que foi concedida em homenagem ao criador do primeiro longa-metragem de animação, em 1917, Quirino Cristiani. Ele dirigiu ‘O Apóstolo’, produção argentina para a qual foram utilizados 58.000 desenhos.

Carcinização é a segunda animação do curso da UFPel que é selecionada ao prêmio, sendo a primeira “Só sei que foi assim” (2020), da diretora Gi Paixão. O anúncio dos três finalistas de cada categoria acontecerá em março, e a entrega dos prêmios será em maio, em Tenerife (Espanha), cidade-sede do prêmio.

Carcinização

Esta não foi a primeira vez que o curta foi indicado a premiações: em agosto de 2023, o curta foi laureado nas categorias de Melhor Desenho de Som (Mariana do Prado) e Melhor Edição (Ana Ambrosano), durante o 51° Festival de Cinema em Gramado. O resultado da premiação ocorreu na 20° edição do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas.

Carcinização conta a história de três amigos que estão passando por mudanças em suas vidas. Durante o filme, os três amigos conversam sobre seus sentimentos em relação às mudanças que estão enfrentando para mudar seus destinos.

Publicado em 08/03/2024, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Cinema de Animação.