Início do conteúdo

Inscrições para Mestrado Profissional em Saúde da Família vão até o dia 19

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), uma das instituições associadas à rede nacional promotora, divulga a seleção nacional de acesso ao Mestrado Profissional em Saúde da Família. A UFPel será responsável pela seleção de 10 vagas, sendo cinco delas para médicos e outras cinco para outros profissionais da saúde. Há reserva de vagas para ações afirmativas. As inscrições vão até 19 de fevereiro, de forma on-line, exclusivamente.

O curso é gratuito, oferecido na modalidade híbrida, e tem duração mínima de 18 e máxima de 24 meses. Possui carga horária de 975 horas, compreendendo nove encontros síncronos presenciais e demais atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O mestrado é voltado a pessoas que atuem na Estratégia Saúde da Família ou na Atenção Primária à Saúde, de forma a desenvolver sua formação. Dessa maneira, podem concorrer profissionais graduados em cursos da área da saúde – assistentes sociais, profissionais de educação física (bacharelado), enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais –, além de médicos que desenvolvam suas atividades profissionais na ESF ou na APS, conforme critérios estabelecidos em edital.

A seleção se dará em três etapas: prova de conhecimentos, análise de currículo e de proposta preliminar de trabalho e prova oral. Os certames têm previsão para ocorrer nos meses de março, abril e maio de 2024. Já o início das aulas se dará em agosto.

Mais informações estão no edital, disponível na página do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFPel (DMS/FAMED).