Portaria regulamenta representações institucionais da UFPel

A reitora Isabela Andrade assinou, no mês de janeiro, portaria regulamentando as representações institucionais da Universidade Federal de Pelotas junto a entidades externas. O texto consolida regramentos em vigor até o momento, além de trazer novas possibilidades para a UFPel e seus representantes em tais participações.

“É um aprimoramento das regras existentes”, destaca a servidora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel Silvia Barcellos, responsável pelas Representações Institucionais da instituição.

Uma das mudanças mais significativas, conforme cita Silvia, está a possibilidade de a representação ser apresentada como um projeto de extensão, desde que realize pelo menos duas ações de desenvolvimento no organismo externo ou junto à população externa. Também passa a ser permitida uma ampliação da atuação da Universidade junto ao espaço de atuação externa ao promoverem atividades de cunho acadêmico. “É uma importante oportunidade de intersecção entre ensino, pesquisa e extensão”, diz a servidora.

Entretanto, a nova portaria também fixa um limite para o número de representações que servidores da UFPel podem assumir: ficam limitadas a uma enquanto titular e mais uma enquanto suplente, salvo em situações especiais em que não haja outro servidor com habilitação ou disponibilidade para tanto. Esse regramento, porém, passa a valer apenas após a publicação da portaria. Outro ponto trazido pelo texto é o da carga horária destinada a representações, com parâmetros para docentes e técnico-administrativos.

Representações Institucionais

A Universidade Federal de Pelotas conta, atualmente, com 82 representações institucionais (RI), em espaços organizacionais externos nas áreas de direitos sociais, saúde, educação, cultura, tecnologia e inovação, meio ambiente e desenvolvimento

A atuação por meio das RI, ao proporcionar importantes entregas de conhecimento científico, intermediações e exercício de influência junto às várias institucionalidades, apresenta-se como meio de efetivação da responsabilidade social universitária no dinamismo das demandas científicas e sociais que se apresentam na sociedade.

A lista de representações realizadas pela UFPel pode ser conhecida neste link.