Dirigentes de diversas universidades do Brasil se reúnem em Pelotas para discutir os desafios na Pós-Graduação

A última reunião de 2023 do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino Superior (COPROPI) está ocorrendo na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de 6 a 8 de dezembro. O encontro tem como objetivo debater os impactos da inteligência artificial no ensino e na pesquisa, os desafios da pós-graduação a partir do novo Plano PNPG, as perspectivas orçamentárias para as Universidades Federais e a internacionalização das IFES.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do vice-presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, da reitora da UFPel, Isabela Andrade, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel e coordenador do COPROPI, Flávio Demarco, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e vice-coordenador do COPROPI, Marcos Vital.

Ao saudar todos os presentes, o reitor Valder Steffen Júnior, que estava participando de forma online, falou sobre a importância da temática da inteligência artificial e fez uma avaliação da realidade das universidades federais. “Apesar das dificuldades financeiras que as universidades ainda estão enfrentando, tanto para a pesquisa quanto para a pós-graduação, o ano de 2023 trouxe boas notícias, como o reajuste das bolsas, após tantos anos sem reajustes. Houve uma melhora significativa, mas ainda há um caminho a ser percorrido”, disse.

O vice-coordenador do COPROPI, Marcos Vital, fez um diagnóstico sobre a importância dos encontros que estão ocorrendo em diferentes instituições pelo país. “Estamos encerrando as atividades do ano de forma brilhante, aqui na sede do coordenador do COPROPI, para entendermos a dinâmica das nossas instituições brasileiras. Ontem cheguei ao hotel à meia-noite e percebi que havia passado 24 horas viajando. Nessa jornada, conhecemos realidades absolutamente necessárias para uma gestão eficaz. Não podemos imaginar que o Brasil é homogêneo. Essas visitas são fundamentais para que possamos compreender as realidades e nos integrarmos a elas”, salientou.

Em sua fala, a reitora Isabela Andrade agradeceu às pessoas que se deslocaram até Pelotas para participar do evento e apresentou um pouco da Universidade e da cidade aos participantes. “Temos uma programação elaborada com muito carinho para recebê-los, conforme é costume entre os pelotenses e os gaúchos. Aproveitem a cidade, conheçam nossa cultura, nossa culinária. Sejam muito bem-vindos!”, desejou.

Já o coordenador do COPROPI, Flavio Demarco, destacou o trabalho que o COPROPI tem realizado e a importância das temáticas abordadas nos eventos. “Trabalhamos para evidenciar a importância das universidades. Por vezes, passamos muito tempo discutindo o passado, mas precisamos fazer uma reciclagem em nossas universidades pensando no futuro. A questão da inteligência artificial se impõe como uma necessidade de entendimento por parte das universidades”, destacou.

Durante o encontro ocorreu a eleição da nova direção do COPROPI, assumindo a nova gestão como coordenador, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Marcos Vital, e como vice-coordenador, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pedro Carelli. O objetivo da nova gestão é dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pelo COPROPI, de dar protagonismo para as universidades federais a partir da pesquisa, pós-graduação e inovação.