Início do conteúdo

Prova do Enade 2023 será aplicada em 26 de novembro

Estudantes concluintes de 14 cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participarão em 26 de novembro o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), prova aplicada anualmente por autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) para avaliação dos cursos de Ensino Superior no País. Nesta edição, a UFPel participará com 2.567 estudantes. Desse número, 1.031 são concluintes, parcela que, atualmente, deve realizar a prova, preencher o cadastro e responder ao questionário do estudante. A participação em todas as etapas do Enade 2023 é requisito para a colação de grau.

As inscrições do Enade 2023 abrangem estudantes concluintes do primeiro e do segundo semestre de 2023 dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária (Turma Regular e Turma Especial), Nutrição, Odontologia e Zootecnia. Também se enquadram  quem cumpriu 80% da carga horária mínima curricular até 31 de agosto de 2023, e ingressantes dos semestres 2022/2, 2023/1 e 2023/2 desses mesmos cursos.

Prazo para cadastro e questionário

A confirmação da inscrição pode solicitada ao colegiado de curso. Quem estiver na condição de concluinte, deverá, no site do Enade, preencher cadastro de informações pessoais e responder ao “questionário do estudante” até 25 de novembro.

Locais de Prova

Os locais de prova já estão disponíveis no sistema Enade. Conforme alerta o Núcleo de Regulação de Cursos da UFPel, a responsabilidade pela verificação é das e dos estudantes. O Núcleo também ressalta que o cartão de confirmação de inscrição também está disponível no sistema Enade e deve ser impresso pelas e pelos concluintes. O não preenchimento do questionário e o não comparecimento à prova caracterizam irregularidade do aluno junto ao Enade, o que impossibilita a colação de grau.

Os locais de prova são distribuídos conforme a cidade sede dos cursos. Estudantes da UFPel, dessa forma, prestarão o Exame em diversos prédios de Pelotas e Capão do Leão. A organização da avaliação e a distribuição locais de aplicação de prova são de compertência Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia, vinculada ao MEC, responsável pelo Exame.

Horário e Duração das Provas

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h (horário de Brasília) de 26 de novembro, com fechamento às 13h. A prova terá início às 13h30, após distribuição nominal dos cadernos de provas. A duração é de 4 horas, com encerramento às 17h30.

Comprovação de Participação

O Edital do Enade 2023 prevê a possibilidade de entrega, pelo e pela estudante concluinte, da contracapa do caderno de prova à coordenadoção de curso, para fins de atestar a sua participação na avaliação. Nesse documento, consta código alfanumérico de confirmação de presença no exame. O caderno de prova, conforme o Edital, poderá ser levado por quem ficar na sala até os 30 minutos finais (a partir das 17h).

Para que seja possível o ateste de regularidade, a coordenação do curso deverá verificar no sistema Enade o cumprimento dos demais requistos, o preenchimento do cadastro e do “questionário do estudante concluinte, e verificar a efetiva particiação (se não se trata de caso de eliminação do Exame).

Horários e itinerário do Transporte de Apoio da UFPel

A UFPel disponibilizará transporte de apoio para estudantes que farão a prova do Enade em Capão do Leão. As provas serão aplicadas em duas escolas, conforme relatório do sistema Enade. Os ônibus da Univerisdade estarão identificados, assim, com o nome da escola destino. O Núcleo de Regulação de Cursos da UFPel chama a atenção para a necessidade de embarque no veículo correto, conforme ensalamento do Inep, disponível no sistema Enade, tendo em conta que a prova será aplicada em bairros distantes entre si. Os ônibus da frota da Universidade farão trajeto próprio para cada local de prova, sem a possibilidade de alteração da rota durante o percurso.

O transporte de apoio da UFPel operará em 26 de novembro com duas linhas. Uma para atender quem partirá de Pelotas em direção aos locais de prova no município de Capão do Leão e outra para concluintes de Medicina Veterinária – Turma Especial, residentes no Centro Agropecuário da Palma. A capacidade máxima em cada horário será de 225 lugares. Para embarcar, será solicitada apresentação da carteira da UFPel, digital ou impressa, ou atestado de matrícula acompanhado do documento de identificação.

Partida

10h30

1ª saída do “Câmpus 2” (Rua Almirante Barroso, 1202), com destino à E.E.E.M. Presidente Castelo Branco (R. Eduardo Olindo Sicca, 2515 – Centro, Capão do Leão), com parada de embarque no Câmpus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (Famed) (Dois veículos)

1ª saída do “Câmpus 2” (Rua Almirante Barroso, 1202) com destino à E.M.E.F. Prefeito Elberto Madruga (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1347, Jardim América – Capão do Leão/RS), com parada de embarque no Câmpus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (Famed) (Dois veículos)

1ª saída do Centro Agropecuário da Palma (CAP), com destino à E.M.E.F. Prefeito Elberto Madruga e à E.E.E.M. Presidente Castelo Branco (Um veículo)

11h30

2ª saída do “Câmpus 2” (Rua Almirante Barroso, 1202), com destino à E.E.E.M. Presidente Castelo Branco (R. Eduardo O. Sicca, 2515 – Centro, Capão do Leão), com parada de embarque no Câmpus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (Famed). (Dois veículos)

2ª saída do “Câmpus 2” (Rua Almirante Barroso, 1202), com destino à E.M.E.F. Prefeito Elberto Madruga (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1347, Jardim América – Capão do Leão/RS), com parada de embarque no Câmpus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (Famed). (Dois veículos)

2ª saída do Centro Agropecuário da Palma (CAP), com destino à E.M.E.F. Prefeito Elberto Madruga e à E.E.E.M. Presidente Castelo Branco (Um veículo)

Retorno

16h30

1ª Saída da E.E.E.M. Presidente Castelo Branco (R. Eduardo Olindo Sicca, 2515 – Centro, Capão do Leão), com destino ao Câmpus 2 (Rua Almirante Barroso, 1202), com parada de desembarque no Câmpus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (Famed) (Dois veículos)

1ª Saída da E.M.E.F. Prefeito Elberto Madruga (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1347, Jardim América – Capão do Leão/RS), com destino ao Câmpus 2 (Rua Almirante Barroso, 1202), com parada de desembarque no Câmpus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (Famed). (Dois veículos)

1ª Saída da E.E.E.M. Presidente Castelo Branco (R. Eduardo O. Sicca, 2515 – Centro, Capão do Leão) e da E.M.E.F. Prefeito Elberto Madruga (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1347, Jardim América – Capão do Leão/RS), com destino ao Centro Agropecuário da Palma (CAP). (Um veículo)

18h

2ª Saída da E.E.E.M. Presidente Castelo Branco (R. Eduardo O. Sicca, 2515 – Centro, Capão do Leão) com destino ao “Câmpus 2” (Rua Almirante Barroso, 1202), com parada de desembarque no Câmpus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (FAMED) (Dois veículos)

2ª Saída da E.M.E.F. Prefeito Elberto Madruga (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1347, Jardim América – Capão do Leão/RS) com destino ao Câmpus 2 (Rua Almirante Barroso, 1202), com parada de desembarque no Câmpus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (FAMED). (Dois veículos)

2ª Saída da E.E.E.M. Presidente Castelo Branco (R. Eduardo O. Sicca, 2515 – Centro, Capão do Leão) e da E.M.E.F. Prefeito Elberto Madruga (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1347, Jardim América – Capão do Leão/RS), com destino ao Centro Agropecuário da Palma (CAP) (Um veículo)

Publicado em 21/11/2023, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags Ensino, Estudantes.