UFPel debate criação de Unidade de Conservação no Pontal da Barra do Laranjal

Na última quarta-feira (5), uma reunião virtual envolvendo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e as instituições de ensino: Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), debateu a criação de unidades de conservação no estado do Rio Grande do Sul.

No encontro, os participantes abordaram a possibilidade de converter seis áreas de grande importância ambiental em unidades de preservação, visando à conservação da biodiversidade e dos ecossistemas da região. Como resultado, ficou definido a organização de um Seminário Regional para aprofundar a temática entre as instituições envolvidas. A reitora Isabela Andrade sugeriu que o evento seja realizado em dezembro, na UFPel.

Durante a reunião, os professores da UFPel Giovanni Nachtigall Mauricio e Rodrigo Ferreira Kruger apresentaram o projeto do Pontal da Barra, desenvolvido desde 2017 por um grupo de pesquisadores da UFPel. A Universidade conduziu um estudo científico que forneceu subsídios para a criação da Unidade de Conservação, destacando a riqueza biológica, o potencial científico, cultural, histórico, turístico e educacional do Pontal da Barra. Em 2019, a UFPel lançou um livro com o resultado do estudo.

Em 2022, a reitora Isabela Andrade buscou apoio do ICMBio em Brasília, para a implantação de uma Unidade de Conservação do Pontal da Barra, no Laranjal, junto a uma comitiva da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Unidade de Conservação do Pontal da Barra

Até o momento foram encontradas 42 espécies ameaçadas de extinção, sendo 15 da fauna e 27 da Flora. Entre elas, o Tubarão-Martelo, Bagre-Branco, Bagre-Marinho. Além disso, a região do Pontal da Barra possui várias espécies endêmicas, ou seja, que foram encontradas apenas neste local, como o peixe-anual, a açucena, margarida-das-dunas e o lagarto batizado de cobra-de-vidro. A preservação destas espécies será possível com a criação da Unidade de Conservação.

No estudo, foram identificados também 19 sítios arqueológicos pré-coloniais que remetem a ocupações indígenas, sendo 18 cerritos no Pontal da Barra e um sítio Guarani localizado nas dunas onde se situa o condomínio Las Acácias. Os sítios estão registrados no IPHAN e se constituem com fragmentos de vasilhas cerâmicas, instrumentos líticos polidos e lascados, restos faunísticos e vegetais, e sepultamentos humanos. Essas estruturas arqueológicas, têm datas entre 4.500 e 200 anos A.P.

O relatório completo sobre o projeto está disponível gratuitamente para consulta pública, reforçando o compromisso com a transparência e a participação da sociedade na preservação desse importante patrimônio natural. Para acessar o relatório, basta clicar aqui.