Início do conteúdo

Visitantes conhecem a Universidade no evento Mundo UFPel

Em um dia frio, porém ensolarado, em clima de acolhimento e integração, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu a comunidade do município e região durante o Mundo UFPel. A instituição abriu suas portas neste sábado (17) com uma profusão de atividades, experimentos, mostras, bate-papos e apresentações de diversas áreas do conhecimento. Tudo para mostrar à população os cursos de graduação e pós-graduação, pesquisas e projetos de extensão e inovação, tirar dúvidas e dar o recado: a UFPel é uma instituição pública, gratuita, de qualidade, aberta para todas as pessoas e é possível, sim, estudar nela.

“Querem conhecer?”, “Precisam de alguma ajuda?” eram algumas das frases escutadas por quem passava com olhares curiosos pelos prédios da instituição. Em cada local, estavam montados estandes, equipamentos, banners e equipes entusiasmadas em mostrar os principais atrativos de cada área. Dentre os participantes, além da própria cidade sede da Universidade, estiveram pessoas de São Lourenço do Sul, Canguçu, Arroio Grande, Tapes, Pinheiro Machado, Dom Pedrito, Rio Grande e Piratini. A comissão organizadora estima que entre 1,5 a 2 mil pessoas passaram pela UFPel nesse dia.

“Vim conhecer para que pudesse decidir que curso seguir. Ainda estou indecisa”, contou Yasmin Peglow, 17 anos, do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Cruzeiro do Sul, do município de São Lourenço do Sul. “Queremos conhecer mais, porque ainda estamos muito em dúvida. É bom aprender e ver de perto, até para evitar trocar de curso depois”, contou a colega Rayssa Batista, 17, que descobria, numa atividade do curso de Turismo, que a UFPel está espalhada pela cidade. “Nunca imaginei que tinha UFPel em tantos lugares”, disse.

O estudante do segundo ano do Ensino Médio Uther Arndt, 16 anos, veio do Morro Redondo para tirar dúvidas sobre os cursos de Design Gráfico e Design de Jogos. Acompanhado da mãe, a arqueóloga e doutoranda Patrícia Hackbart, 52, ele pôde conversar com os professores e entender mais sobre o funcionamento e as diferenças de cada graduação. “Gostei bastante do que me explicaram”, relatou, animado. Para Patrícia, um evento como o Mundo UFPel é importante para elucidar e aproximar de uma maneira mais efetiva do que a que poderia ser feita virtualmente. “A proximidade com os professores é muito importante”, pontuou, enquanto aguardavam as próximas atividades programadas para ocorrer no Centro de Artes.

Estudante de Desenho Mecânico no Senai/Escola Sesi, Bruna Amorim de Alencar Costa, 17, circulava atenta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FaUrb). O gosto por projetar e criar parece ter encontrado planos para um futuro breve. “Acho maravilhoso pensar nos ambientes e em como eles interferem nos sentimentos e afetam a gente. É incrível”, disse ao ser apresentada às amplas formas de atuação da área.

O evento atraiu inclusive os mais jovens. Os irmãos Julieta Gonzales, 13 anos, e Lorenzo, 10, vieram participar da oficina de Animação, promovida pelos cursos de Cinema. “Eu gosto e queria aprender”, conta a menina.

A professora de Química do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, de Pinheiro Machado, Roseli Oliveira, trouxe os estudantes do educandário para conhecer o ambiente da Universidade e seus inúmeros – e atrativos – laboratórios. Para ela, a visita no local é mais um incentivo além do que é feito na escola, quando os professores falam sobre a Universidade, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave) ou quando a UFPel visita a escola. A possibilidade torna-se mais palpável. “Assim eles têm contato direto com um espaço que é o futuro deles e podem se motivar a vir estudar aqui. É uma maravilhosa iniciativa”, elogiou.

Um universo de oportunidades

Os visitantes puderam participar de uma abundância de atividades nas mais diversas áreas do conhecimento (acesse aqui a lista completa), como, por exemplo, experimentar realidade virtual com óculos, robótica e jogos, nos cursos de Ciência e Engenharia de Computação; aula-show de técnicas básicas de Gastronomia e Nutrição; simulação de parada cardiorrespiratória e ressuscitação cardiopulmonar, engasgo e crises convulsivas, com a Enfermagem; e testar um aplicativo desenvolvido no curso de Engenharia Hídrica que mostra um índice de qualidade da água nos reservatórios do Brasil e da América Latina, o AlgaeMap.

Outras atrações também foram as oficinas “Bordando Imaginários” e “Martelo e Flor” (impressão botânica) promovidos pela Galeria A Sala para evidenciar que o local é um espaço vivo; experimentos no Laboratório de Síntese Orgânica Limpa, utilizado pelos cursos de Química; e demonstração de tinta invisível, relógio de iodo e teste de PH. Os visitantes também foram convidados a desvendar uma cena de crime simulada pelo curso de Química Forense, que lida com vestígios como sangue, digitais e fluidos corporais.

Oficina sobre frentes frias com o curso de Meteorologia, simulações computacionais, espectroscopia, supercondutividade e síntese de semicondutores foram demonstradas pelo Instituto de Física e Matemática.

Na Faculdade de Veterinária, nove grupos de pesquisa e extensão estavam a postos para tirar as dúvidas dos visitantes, que puderam, inclusive, acompanhar o Grupo Ortopedia Equina demonstrando o casqueamento e aprumo dos animais. A coordenadora do curso, professora Fabiane Grecco, destacou que a proposta era mostrar a diversidade das áreas de atuação da Medicina Veterinária. “Geralmente levamos a ‘nossa casa’ ao encontro das pessoas, mas dessa vez abrimos as portas para receber de braços abertos, mostrando que a Universidade é da comunidade, das pessoas ligadas direta ou indiretamente a ela”, destacou.

O Mundo UFPel foi ocasião para que a família da professora Raquel Santos, do Centro de Artes, conhecesse de perto seu ambiente de trabalho. Motivados por um aniversário, filha, filho, genro e duas netas vieram de Porto Alegre e Rio Grande e aproveitaram para circular pelo Ateliê de Gravura. “Vieram prestigiar o Mundo UFPel e estão encantados”, disse, salientando o engajamento dos estudantes da UFPel em apresentar seus trabalhos aos visitantes.

Para a diretora do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (CCSO/UFPel), professora Isabel Rasia, o Mundo UFPel mostra a relevância da Universidade e que ela não é um espaço elitista. “A Universidade se abre ao público para explicar como funciona, mostrar como ele pode ter acesso, as políticas de cotas, não só para estudantes do Ensino Médio, mas para todas as pessoas, inclusive as que nunca pisaram aqui e que nem sequer vislumbram essa possibilidade. Estar aberta à comunidade é a melhor parte da vida acadêmica”, destacou.

Envolvimento

Integrante da comissão organizadora, o coordenador de Pedagogia Universitária da UFPel Eduardo das Neves Filho avaliou positivamente a primeira edição. Um dos destaques foi a disposição e a parceria dos mais de 800 colaboradores inscritos, dentre servidores e estudantes. “Esse engajamento trouxe uma energia boa”, disse. Segundo ele, diferentemente da Mostra de Cursos – que reúne todas as graduações em um só lugar e foca principalmente nos estudantes do Ensino Médio -, o Mundo UFPel tem o propósito de que a comunidade possa conhecer – e reconhecer – o trabalho desenvolvido na instituição e atrair novos alunos, não necessariamente os secundaristas, mas inclusive familiares e amigos destes. “O Mundo é para qualquer pessoa, é para nos aproximar da comunidade. Para que ela se sinta pertencente à UFPel”, sublinhou.

Publicado em 19/06/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, Cursos, Mundo UFPel.