Início do conteúdo

Rede de alta velocidade é inaugurada em Pelotas

Foi inaugurada, na tarde desta quinta-feira (11), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Redecomep, formada por uma infraestrutura de fibra óptica capaz de transmitir dados em alta velocidade. A rede permite a realização de experimentos e pesquisas, além de suportar o funcionamento de serviços avançados de tecnologia da informação e comunicação. A Rede Recop é a versão local da Redecomep nacional, iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP),  e já está sendo utilizada pela UFPel desde 2017.

A Rede conta com mais de 50 quilômetros de fibra óptica, interligando as unidades da UFPel do Centro ao Campus Capão do Leão, a sede da Embrapa Clima Temperado na Cascata, a Prefeitura de Pelotas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e outros parceiros. A rede tem o objetivo de reduzir custos com conexões, aumentar a velocidade, melhorar as condições de ensino, pesquisa e extensão, desenvolver a cultura, segurança, saúde e a democratização do acesso à Internet.

Inauguração

Apesar da instalação ter sido finalizada no final de 2019, só foi possível realizar a inauguração agora devido às restrições do período pandêmico. O ato ocorreu no auditório da Reitoria da UFPel e contou com a presença de representantes da administração central da Universidade, da RNP, da Prefeitura de Pelotas, do IFSul, da Embrapa Clima Temperado, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da empresa Vetorial.

Em sua fala, o CEO da Vetorial, Cristiano Dutra Borges, destacou que a empresa atua com tecnologia há 24 anos, envolvida com a comunidade, ensino, pesquisa e inovação. “Entendemos que a nossa função na sociedade é ser participativo”, disse.

O gerente de Divisão da Superintendência de Produtos e Serviços-Operações do Serpro, Gelsomar Souza Brasil, chamou a atenção para a importância da iniciativa que permite a realização de diversas atividades que anteriormente eram feitas exclusivamente de forma presencial. “Na educação buscamos avanços e para isso é necessário a disponibilização de conteúdos de qualidade. Disponibilizar é diferente de garantir o acesso e, neste sentido, a conectividade é de suma importância e não seria viável sem uma boa infraestrutura que aproxime pessoas e conhecimento”, atentou.

Para o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Gustavo Heiden, a Rede propicia conectividade, velocidade e qualidade para a atividade fim da instituição que é a pesquisa. “Pelotas tem diversas instituições de pesquisa, não estamos aqui hoje por acaso. As cidades do futuro precisam estar conectadas ao contexto global. Não tenho dúvidas que estamos caminhando para uma Pelotas do futuro, conectada digitalmente, buscando a produção e sustentabilidade local”, comemorou.

A vice-reitora do IFSul, Veridiana Krolow Bosembecker, lembrou que a pandemia fortaleceu a necessidade da existência desta rede entre as nossas instituições ofertando um serviço de qualidade. “A cidade é beneficiada por essa ação, essa aproximação permite que estejamos em vários lugares ao mesmo tempo, participando de ações que possibilitam melhorias no nosso cotidiano”, destacou.

Para o assessor especial da Prefeitura de Pelotas, Luiz van der Lann, a rede vai facilitar a divulgação de pesquisas e avanços em todas as áreas. “O mundo virtual chegou e com a rede estaremos todos conectados atingindo milhões de usuários possibilitando um grande avanço para nossa região”, falou.

De acordo com o diretor geral da RNP, Nelson Simões da Silva, a Rede está pensando 100 anos à frente. “Precisamos de uma capacidade abundante de conectividade e de uma população educada, temos um desafio de qualificação da sociedade através de uma rede comunitária, voltada para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão”, ressaltou.

Já a reitora da UFPel, Isabela Andrade, atentou para a contribuição de gestores e técnicos para que a rede esteja em pleno funcionamento. “O projeto passou por quatro gestões da Universidade e cada uma contribuiu de alguma forma para a instalação da rede, o que ocorreu em um momento importante. A partir da instalação foi possível manter as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação da Universidade durante a pandemia”, salientou.

Ao final da inauguração ocorreu o descerramento simbólico da placa de inauguração da Recop.

Histórico

A RNP já construiu 52 redes metropolitanas para educação e pesquisa em território nacional, presente em todas as capitais do Brasil e no Distrito Federal, além de 25 municípios do interior. São mais de 560 instituições usuárias e uma malha óptica com mais de 4 mil quilômetros de extensão, operando em velocidades entre 1 e 100 Gbits por segundo.

As primeiras tratativas de implantação da rede foram feitas ainda em 2006. Ao longo dos anos foram sendo superados vários obstáculos até que, em 2013, foi assinado o convênio entre a UFPel, a CEEE e a RNP. Contudo, foi quando a RNP e a Vetorial assinaram Acordo de Cooperação Técnica, no qual a Vetorial ficaria como responsável pela implantação e manutenção da RECOP, que o projeto se concretizou.

2008 – Prefeitura e UFPel impulsionam a rede metropolitana com o apoio da RNP

2009 – IFSul, Embrapa e CEEE ingressam no projeto

2010 – Projeto perde o interesse da UFPel e dos demais participantes

2011 – Tentativa de revitalização do projeto, mas ainda sem apoio

2012 – Em dezembro, antes de deixar o cargo, o reitor da UFPel retoma o convênio

2013 – Assinatura do convênio envolvendo UFPel, CEEE e RNP

2013 – Redefinição do traçado da fibra e recebimento da fibra e equipamentos

2015 – Aprovação do projeto executivo na CEEE

2015 – Ao aprovar o projeto executivo, CEEE aponta a necessidade de substituição de 50 postes

2016 – RNP e Vetorial assinam Acordo de Cooperação Técnica. Vetorial fica como responsável pela implantação e manutenção da Recop

2017 – Aprovação do primeiro lote pela CEEE (Maio/2017)

2017 – Início das obras (Agosto/2017)

2017 – Ativação nos primeiros prédios (Novembro/2017)

2017 – Fase 1 – Ativação de 17 locais da UFPel (Dezembro/2017)

2018 – Fase 2 – Reitoria IFSul (Dezembro/2018)

2019 – Fase 3 – Ativação de mais três localizações da UFPel (ESEF, Radar Meteorológico e Centro de Pesquisas Epidemiológicas) e IFSul CAVG (Janeiro/2019)

2019 – Fase 4/5 – Ativação de mais duas localizações da UFPel (Faculdade de Medicina e Hospital Escola) e IFSul Campus Pelotas (Abril/2019)

2019 – Fase 6 – Ativação no Campus Capão do Leão da UFPel (Junho/2019)

2019 –  Fase 7 – Interligação da Embrapa Clima Temperado (sede)

Publicado em 12/05/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags fibra óptica, Internet, Redecomep/Recop, SGTIC.