UFPel projeta convênios com Instituições de Ensino da Argentina e do Uruguai

Universidade avança em projetos de internacionalização com Argentina e Uruguai

Vice-reitora da UFPel, Ursula da Silva, durante palestra na UNA/Argentina

Em recentes movimentos de aproximação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com instituições de ensino da Argentina e do Uruguai, uma série de convênios está em fase de planejamento, em benefício dos processos de integração regional. Os objetivos são projetos de dupla titulação, mobilidade de estudantes, servidoras e servidores, intercâmbios em pesquisas e demais interações acadêmicas na graduação e pós-graduação. De 21 a 25 de março, a UFPel avançou nas tratativas com a Universidades de la República (Udelar, Uruguai), de Buenos Aires (UBA, Argentina) e Nacional de Las Artes (UNA, Argentina).

Vice-reitora da UFPel com o reitor da Udelar/Uruguai, Rodrigo Arim

As articulações da UFPel no período foram conduzidas pela vice-reitora, Ursula da Silva, em atividades acadêmicas presenciais nas três instituições. Na Udelar, em Montevidéu, foi realizada palestra sobre formação docente na Faculdade de Artes, para estudantes, professoras e professores. Em articulação com a reitoria da Udelar, há expectativa de firmar um marco interinstitucional, para facilitar convênios específicos. O itinerário em Montevidéu também contou com aproximações com as unidades acadêmicas das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais, Arquitetura e Saúde.

Com a Udelar, são esperados avanços nas trocas acadêmicas com a Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo (mobilidade, pesquisas e atuações na graduação e pós-graduação), convênio para pós-graduação em Filosofia e doutorado em parceria com o curso de Enfermagem. Para esse processo, conforme a vice-reitora da UFPel, já foram iniciados os trâmites administrativos.

Vice-reitora da UFPel com grupo de estudantes, professoras e professores da Udelar/Uruguai

Além dessas iniciativas, as instituições buscam a renovação de convênio para proposta de doutorado binacional, a partir de 2025, na área de Artes. Há também o interesse mútuo, relata a vice-reitora, para cursos de fronteira e fortalecimento da pesquisa, em conjunto, em todas as áreas do conhecimento.

Com a Universidade de Buenos Aires, a UFPel busca projetos em comum na pós-graduação com a Faculdade de Ciências Sociais. “Estão muito empenhados”, conta a vice-reitora, para o processo de celebração de convênios. Na Universidade Nacional de Artes, onde a vice-reitora também ministrou palestra, manifestou-se também o interesse por aproximações na graduação e pós-graduação. “Bons contatos feitos para nossa UFPel e com retorno de internacionalização a curto prazo”, comemora a gestora.

Publicado em 30/03/2023, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags Adminitração, Docentes, Estudantes, TAEs, Vice-Reitoria.