Atividades culturais e de saúde são o foco do “Prae Acolhe”

Ações de orientação e prevenção em saúde, acompanhadas de atividades culturais e espaço para tirar dúvidas sobre os benefícios oferecidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Pelotas (Prae/UFPel) foram a tônica do “Prae Acolhe”. Realizado nesta quarta-feira (29), no Campus Capão do Leão, o evento era voltado aos estudantes, mas também aberto à comunidade externa.

O “Prae Acolhe” foi idealizado pelo Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente (Nupadi) e contou com o apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Capão do Leão, que fica dentro do campus universitário. Na programação de saúde, estiveram ações como vacinação, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orientações sobre saúde da mulher, contracepção, distribuição de preservativos, combate ao tabagismo, informações sobre prevenção em saúde oral, diabetes e hipertensão arterial. No âmbito cultural, o evento contou com yoga, dança cigana brasileira e apresentação do projeto Encontros do Choro.

No espaço de tira-dúvidas da Prae, as pessoas participantes puderam conhecer mais sobre Permanência Estudantil, Ingresso e Benefícios, Políticas Estudantis e acolhimento em Saúde Mental – ainda estão abertas as inscrições para os grupos terapêuticos Parentalidade Acadêmica, Decolonizar: Rodas de Escuta e Escrevivências Étnico-Raciais, Plural: afetos e trocas sobre diversidade de gênero e sexualidade, Vivências Acadêmicas e Conexão 360°: Grupo terapêutico para estudantes trabalhadores.

Luana (E), Natália e Michele (D) foram conferir o evento

As colegas do primeiro semestre de Medicina Veterinária Michele Bassi, 20, Natália Oliveira, 22 e Luana Ramirez, 21, foram conferir o evento. Para as estudantes, uma ação desse tipo demonstra um cuidado da Universidade para com alunas e alunos, especialmente aqueles recém-chegados que podem se sentir sozinhos e sem orientação. “Para quem está começando agora é incrível”, disse Natália, que destaca especialmente o tema da saúde mental. “Temos muitas demandas de atividades e a saúde mental pode ficar de lado. É importante estarmos sempre ‘de olho’ nisso”, afirmou Michele.

As integrantes da comissão organizadora do evento Rogéria Guttier, Ana Paula Barbosa e Renata Schramm destacam que a proposta foi agregar ações que pudessem refletir na saúde, já que a Prae identifica um grande volume de estudantes adoecidos física e mentalmente. Assim, a prevenção e a orientação ganharam destaque. “Uma ação como essa é fundamental. Estamos em um período pós-pandêmico e a saúde precisa vir em primeiro lugar”, pontuou Rogéria. A médica da UBS Capão, Renata Schmitz, destacou a importância do momento para enfatizar a prevenção. “Muitas vezes as pessoas dão atenção a determinado aspecto quando já estão doentes. Mas queremos conscientizar que prevenir é evitar a doença, evitar sofrimento”, alertou.

O “Prae Acolhe” será itinerante e deverá ocorrer uma ou duas vezes por semestre. A próxima edição será no Campus Anglo, no semestre que vem.