Início do conteúdo

Dia Mundial da Obesidade: Entenda a importância de prevenir e tratar

O dia 4 de março marca o Dia Mundial da Prevenção à Obesidade. Considerado um dos principais fatores de risco para muitas doenças, a obesidade é descrita pelo Ministério da Saúde como problema de saúde pública devido seu grande impacto na saúde biopsicossocial e sua crescente incidência a nível nacional. Entre as doenças relacionadas à obesidade estão: Infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), câncer, Hipertensão, Diabetes, entre outros.

A Organização Mundial da Saúde define obesidade a partir do excesso de gordura corporal que pode acarretar prejuízos à saúde. Pode-se medir a partir do cálculo do índice de massa corporal (IMC) que é o resultado da altura² dividido pelo peso e considera que este índice maior que 30 kg/m2 é considerado obesidade. Os valores de IMC considerados normais variam entre 18,5 e 24,9 kg/m² e entre 25 e 29,9 kg/m² já é considerado sobrepeso e pode prejudicar a saúde.

No Brasil, de acordo com dados do IBGE divulgados no fim de 2020, existem mais de um quarto da população adulta com o quadro de obesidade. Este dado é fator preocupante à medida que nos mostra um panorama de riscos à saúde que a população está exposta. Diante disso, para que se promova saúde e qualidade de vida, se faz necessário medidas de prevenção a obesidade bem como promoção de programas de emagrecimento saudável, que incluam a possibilidade de restringir a venda de alimentos e bebidas com elevado teor de açúcares, gordura e sal, taxar bebidas açucaradas e oportunizar melhor acesso a uma alimentação saudável, viabilizar espaços públicos seguros para a prática de atividade física e lazer, bem como estimular hábitos saudáveis desde a infância.

É preciso, ainda, combater o estigma e o preconceito sofridos por pessoas com obesidade. São comuns os relatos de constrangimento e culpabilização que ignoram as causas profundas e complexas que envolvem a obesidade, assim como outras doenças crônicas.

Buscando orientar os servidores(as) e trabalhadores(as) terceirizados(as) sobre esta temática, informando medidas e programas capazes de prevenir agravos à saúde relacionados com o excesso de peso, a Pró Reitoria de Gestão de Pessoas através do programa VIVA BEM UFPel da Coordenação Saúde e Qualidade de Vida traz informações que podem modificar esta realidade.

A obesidade pode ter múltiplos fatores causais e é preciso identificá-los para que a intervenção seja direcionada, tornando-a mais efetiva. A prevenção geral da obesidade, segundo informações publicadas do Ministério da Saúde, se baseia em manter hábitos de vida saudáveis. Isso inclui, alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e atividades de lazer que auxiliam na redução do estresse e perda de peso.

A prefeitura de Pelotas, através do gerenciamento da Smed e execução da diretoria de desporto e lazer, disponibiliza o programa Vida Ativa a população pelotense, buscando incentivar atividades físicas e melhorar a saúde. O programa proporciona atividades semanais de diversas modalidades, como ginástica, dança, treinamento funcional, treinamento funcional Kids, câmbio, futsal, futebol de campo, caminhada orientada, taekwondo, boxe, ritmos, entre outras. Direcionada a toda população, de forma gratuita, qualquer pessoa poderá se inscrever e realizar as atividades nos mais de 40 de núcleos localizados em bairros da cidade e na zona rural. Para obter informações sobre inscrições e vagas, bem como localização dos núcleos, os contatos disponibilizados são: o telefone (53)32221592, o e-mail desportopelotas@gmail.com e site institucional da prefeitura municipal de Pelotas http://www.pelotas.com.br.

Contudo, a identificação do sobrepeso impulsiona que se busque um profissional da saúde a fim de uma avaliação de possíveis fatores que possam estar contribuindo para o excesso de peso e a busca por um tratamento e orientações que possam cessar ou reduzir o fator causal do problema. Assim, a UFPel disponibiliza uma calculadora de IMC que calcula o resultado de acordo com peso e altura fornecidos e indica a sua classificação, bem como o peso ideal seguindo a tabela de referência. Clique no link https://dms.ufpel.edu.br/casca/modulos/imc-calc#comp/imc-main e faça uma autoavaliação do seu IMC. Caso o resultado esteja alterado, você pode procurar uma unidade de saúde para uma avaliação mais criteriosa e se necessário iniciar o tratamento mais indicado a seu caso.

Lembre-se: Conhecer os riscos à saúde e preveni-los podem fazer a diferença e definir como será seu futuro em relação a ocorrência de doenças muitas vezes incapacitantes.

Publicado em 03/03/2023, nas categorias Destaque, Notícias.