Ensino de Graduação é foco dos debates no CEG

Criado como parte integrante da primeira Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, o Congresso de Ensino de Graduação (CEG) da UFPel chega a sua 8ª edição consolidando-se como um espaço privilegiado para trocas e debates sobre a formação dos estudantes dos cursos de ensino superior da Universidade Federal de Pelotas.

O 8º CEG será marcado, segundo a sua coordenadora, professora Carine Corcini, pela primeira vez em que o novo formato do evento, distribuído por eixos temáticos e não por área de conhecimento, como anteriormente, será realizado em formato presencial. “Temos nas nossas salas de debates os cursos de graduação misturados”, comemora.

São cinco os temas-guias para o congresso: Projetos e Programas, Monitoria, Relato de Experiências na Graduação, Tecnologias Educacionais e Diversidade no Ensino Superior. Carine conta que a alteração na condução do evento tem sido entendida como bastante positiva, justamente pelas trocas entre diferentes disciplinas: “Também as bancas heterogêneas trouxeram o crescimento que esperávamos”.

De acordo com a coordenadora, a grande proposta do CEG é mostrar o que a Universidade proporciona à sua comunidade no que toca no apoio ao ensino. Dessa forma, todas as ações que complementam a formação de graduação e não sejam diretamente ligadas às atividades de sala de aula ganham espaço no evento. Carine ainda complementa que o congresso também permite que se perceba como o aluno é o ator principal no seu processo formativo.

O Congresso de Ensino de Graduação conta com a participação, também, dos bolsistas de programas e projetos ligados à Pró-Reitoria de Ensino, como as monitorias, o Programa de Educação Tutorial (PET) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Programação especial

Assim como os demais eventos da SIIEPE, também o CEG conta com programação especial durante os dias da Semana Integrada. Na noite de terça-feira, ocorreu a palestra “Interculturalidade e internacionalização: saberes de uma educação planetária”, proferida pela professora Marília Morosini, da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com mediação da chefe do Núcleo de Articulação com as Coordenações de Curso da Pró-Reitoria de Ensino, Ana Klein.

Já nesta quarta-feira (19), uma sessão especial de discussão de trabalhos contemplará estudantes de educação a distância da UFPel. A atividade reunirá inscritos do CEG e do Congresso de Iniciação Científica (CIC) e do Encontro de Pós-Graduação (ENPOS). Também ocorrerá roda de conversa com os grupos do Programa de Educação Tutorial, a ocorrer, de forma remota, na tarde de quinta-feira (20).

Mais informações podem ser encontradas no site da SIIEPE, neste link. https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/