Professora da UFPel recebe prêmio pelo trabalho em educação inclusiva

Pela trajetória destacada em prol de uma educação inclusiva e de qualidade para todos e todas, a professora Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi agraciada com a Medalha de Mérito concedida pela Pró-Inclusão, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, de Portugal. A entidade é referência na área no país.

O reconhecimento à docente brasileira, que é coordenadora adjunta da especialização em Atendimento Educacional Especializado da UFPel, segundo a Pró-Inclusão, deve-se ao “seu caminho na mudança de uma Escola culturalmente mais desafiante e socialmente mais justa e equitativa”.

A entrega da Medalha foi realizada durante o Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva, que ocorreu em julho, na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Na ocasião, também foram agraciadas outras personalidades destacadas em função de sua história e dedicação ao tema da inclusão.

A Pró-Inclusão representa Portugal em várias organizações internacionais, como a Rede Europeia para Necessidades Especiais e Deficiência (European Network for Special Needs and Disability) e a Inclusão Europa (Inclusion Europe), entre outras que também se dedicam ao tema.

Rita Cóssio desenvolve pesquisas na área de Neurociências, Necessidades Educativas Específicas, Desenvolvimento Humano, Cognição e Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista, Ensino e Aprendizagem, Políticas Públicas e de Inclusão, Formação de Professores, Ensino de Ciências e Biologia. “Além da grande honra em ser lembrada por esta importante entidade portuguesa, a homenagem representa a luta de todos e todas, ao longo dos anos que viemos nos dedicando ao direito de todos e todas por uma escola mais justa, democrática, plural e inclusiva”, destaca.

Quem é
Rita Cóssio possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (1990), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e pós-doutorado em Estudos da Criança – modalidade Educação Especial, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal (2014). Docente da UFPel no curso de Ciências Biológicas e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Faculdade de Educação (FaE/UFPel). Coordenadora adjunta da especialização em Atendimento Educacional Especializado. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem e do Núcleo de Pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia.